Dando continuidade às comemorações dos 95 anos de Ariano Suassuna e 50 anos do Movimento Armorial, criado e liderado
pelo genial escritor, o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo realiza até 22 de setembro, uma série de eventos em paralelo à exposição Movimento Armorial 50 anos, que ocupa todo o prédio do CCBB SP até 26 de setembro.

As atividades especiais apresentam e recriam para o público a atmosfera de compartilhamento de ideais e a efervescência cultural da época, capitaneada por Ariano Suassuna e os artistas envolvidos. O projeto “Movimento Armorial 50 anos” tem o patrocínio da BB Seguros, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serão realizados cinco encontros musicais, “Espetáculos de Música Armorial”, com curadoria da equipe de consultores da mostra e cinco palestras, “Conversas sobre Arte Armorial”, cuja curadoria é do poeta e escritor Carlos Newton Júnior.

Celebrado por críticos e historiadores literários como um dos romances mais importantes da literatura brasileira, A Pedra do Reino, a obra-prima de Ariano Suassuna, ganha uma edição mais do que especial, que chega às livrarias em um box de dois volumes recheado de preciosidades. A seleção, organização e apresentação do volume especial são assinadas por Carlos Newton Júnior, o projeto gráfico de todo o conjunto é de autoria de Ricardo Gouveia de Melo, e a direção de arte, assim como as ilustrações das capas, são de Manuel Dantas Suassuna, filho do escritor.

Os eventos reúnem artistas e pesquisadores de diversos estados, dando ênfase aos que conviveram pessoalmente com Ariano e aos que estudam profundamente o Movimento Armorial. As apresentações mostram a força e o fascínio que o movimento causa até os dias de hoje por todo o Brasil.

Nos “Espetáculos de Música Armorial”, que abrem a série de comemorações, se apresentam grupos que se utilizam do folclore e seus elementos puros para a “recriação” da música popular por meio do desenvolvimento dos elementos eruditos. Já os temas das Conversas sobre Arte Armorial abrangem as artes plásticas, a literatura, a dança, a música e o teatro e contam com especialistas nos temas.