As unidades do Sesc Rio vão receber, de 10 de abril a 16 de maio, o projeto Arte da Palavra, o maior circuito literário do país, organizado pela Rede Sesc de Literatura, com autores de todas as regiões brasileiras. A iniciativa promove a literatura contemporânea e a cadeia do livro por meio de debates, oficinas e apresentações literárias, aproximando leitores fluminenses de escritores que vêm despontando na arte da escrita. A entrada é gratuita.

As atividades vão acontecer em unidades do Sesc no Rio de Janeiro (Tijuca, Madureira, Ramos e no Centro Cultural Arte Sesc, no Flamengo) e nos municípios de Niterói, São Gonçalo, Duque de Caxias, São João de Meriti e Nova Iguaçu.

Jaísa Caldas_Foto Caio Silva

O circuito com autores promoverá, em abril, encontros da escritora Ezter Liu (PE), primeira mulher a vencer o título máximo do Prêmio Pernambuco de Literatura, com poeta indígena Sony Fersek (RR). Autor do livro “Terra nos cabelos”, que levou o Prêmio Sesc de Literatura 2020 na categoria conto, Tônio Caetano (RS) vai discutir a escrita como lugar com Roberta Tavares, poetisa e historiadora quilombola residente em Belém. Cida Pedrosa (PE), vencedora dos prêmios Jabuti e APCA, tem encontros com a escritora transgênero Atena Beauvoir (RS).

Em maio, o quadrinista maranhense Iramir Alves Araújo vai participar de debates com poetisa e cordelista Negra Áurea (AP). A escritora e roteirista Simone Campos (RJ) com a escritora e tradutora Julia Raiz (PR) vão encerrar o circuito autores. As conversas serão mediadas por nomes como Simone Ricco, Vagner Amaro, Tom Grito, Valu e Natasha Félix.

Alice Oliveira – Foto: Fred Gustavos

Além dos encontros com autores, a programação do projeto Arte na Palavra terá, em abril, apresentações literárias com a artista piauiense radicada em Minas Jaísa Caldas, que com poesia e hip-hop canta e conta a cultura nordestina. O público poderá ainda participar, em maio, de oficinas de criação literária com contadora de histórias cuiabana Alice Oliveira.