No dia 17 de abril, o Paço Imperial inaugura três exposições simultâneas: “Transmutação: alquimia e resistência”, da artista carioca Marcela Cantuária, “Davuls de Salé”, do artista paulistano Cadu, com a colaboração de Adriano Motta, Maneno Juárez e Virgilio Bahde, e “bassa danza”, do artista carioca Nathan Braga.

Marcela Cantuária apresentará a exposição “Transmutação: alquimia e resistência”, com obras recentes e inéditas. Com curadoria de Aldones Nino e assistência curatorial de Andressa Rocha, a mostra terá cerca de 20 obras da artista carioca, que há cinco anos não faz uma exposição individual no Rio de Janeiro. No dia da abertura, às 17h, será realizada uma visita guiada com Marcela Cantuária e Andressa Rocha. A mostra é apresentada pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Paulo Gustavo.

Marcela Cantuária – 1 Salão Latino Americano y Caribeño de Artes-Foto Vicente de Mello – Cortesia artista e galeria A Gentil Carioca

Já Cadu apresentará a exposição “Davuls de Salé”, que terá a participação de três colaboradores: Adriano Motta, Maneno Juárez e Virgilio Bahde. Com curadoria de Felipe Scovino, a exposição apresentará a diversidade de linguagens exploradas pelo artista individualmente e em parceria, por meio de fabulações debruçadas sobre a história da pirataria, organizadas pelo escritor Peter Lamborn Wilson em seu livro “Utopias Piratas” (1995).

Cadu_Série Nadar Nada Mar, 2022_Foto Marco Rezende

A exposição “bassa danza”, do artista carioca Nathan Braga, é a primeira exibição solo em sua cidade natal, que marca seu retorno após três anos morando em Porto Alegre (RS). Doutorando em Arte e Cultura Contemporânea (PPGArtes-Uerj), Nathan foi aluno intercambista de Belas Artes na Universidade de Salamanca, na Espanha, tendo sido o segundo brasileiro a receber a Bolsa Iberoamericana do Santander para tal curso.

As exposiçãos “Transmutação: alquimia e resistência”, de Marcela Cantuária, “Davuls de Salé”, de Cadu, e “bassa danza”, de Nathan Braga, podem ser visitadas até 7 de julho. O Paço Imperial fica na Praça XV de Novembro 48 – Centro – Rio de Janeiro. A entrada é gratuita.

Nathan Braga_Pintura 2_Foto Eduardo Geraldes