O espaço expositivo A Estufa acolhe a exposição “De Ruínas e Sonhos”, da artista plástica, arquiteta e designer Anete Ring. São apresentados trabalhos recentes da artista, em três séries: pinturas sobre tela da série Horizontes, 15 colagens da série Minha Alma Canta, e uma instalação em que estarão pinturas das séries Amarelos e Raio-X, além de uma escultura feita com materiais de rejeito.

Com curadoria de Fábio Magalhães, a exposição é colocada ao público como uma linha do tempo impactante, em que as “ruínas” representam o passado, cujas marcas ecoam no presente, e os “sonhos” projetam um futuro incerto e induzem a contemplação e reflexão.

A instalação inédita Ruínas apresenta uma escultura feita de rejeitos, exposta com um conjunto de obras concebidas durante a pandemia, que remetem à sensação de fragilidade, ao sufocante espaço de tempo suspenso que experimentamos com o confinamento.

Anete Ring, “Horizonte Cantante”

O público vai se deparar com o efêmero, representado na série Amarelos, composta por um painel com 40 pinturas sobre folhas do catálogo “Páginas Amarelas”, em que rostos fortemente expressivos são colocados lado a lado, em uma diversidade de situações, como desespero, perplexidade, revolta, reflexão e esperança.

Já a série Raio-X reúne 40 obras monocromáticas de rostos silenciosos e anônimos pintados sobre radiografias do corpo da própria artista, que formam um amplo conjunto de desassossegos e colocam as pessoas diante da vulnerabilidade humana.

Também integram a exposição duas séries que remetem aos “sonhos”. Em Horizontes, pinturas sobre tela se tornam imagens poderosas que remetem a um espaço ilusório e sem limites, onde o espírito navega em sonhos imaginados. Já em Minha Alma Canta, produzida em 2023, a artista faz referência às alegrias possíveis, em que desaguam os sonhos. São trabalhos em pequeno formato, de colorido intenso e grafismo agitado, feitos em papel, compostos por colagem, desenho e aquarela.

Anete Ring, série “Amarelos”

“De Ruínas e Sonhos” promove uma conversa com o curador e convidados no próximo sábado (12). O encerramento, em 19 de agosto, terá um concerto de música barroca, com os violoncelistas André Micheletti e Roberto Ring, às 16h. O planejamento executivo da exposição é de Bel Kook, e a coordenação geral de Yasna Yanez. A exposição tem patrocínio de Terracor e da galeria A Estufa.

A galeria A Estufa fica na rua Wizard 53, em Vila Madalena, São Paulo.