Em comemoração aos 469 anos de São Paulo, o Centro Cultural Banco do Brasil estará aberto com uma programação completa para todas as idades. Para começar, uma visita ao prédio do CCBB SP, onde sua história se mistura com a da capital paulistana e oferece ao público uma jornada patrimonial para conhecer os detalhes históricos que abrigam esse edifício de 1901.

E que tal já se familiarizar com esse enredo por meio de uma visita teatralizada? Em “Viagem no Tempo”, personagens de 1930 se relacionam com o público, apresentando a história de formação e transformação da cidade em uma metrópole, da instalação da agência do Banco do Brasil em seu primeiro imóvel próprio na cidade – assim como os detalhes arquitetônicos do prédio, chegando à descoberta de que estão em um tempo futuro em que o prédio tem uma nova função, a de salvaguardar a cultura e a arte, como Centro Cultural Banco do Brasil.

Para se aprofundar ainda mais, o programa CCBB Educativo oferece visitas mediadas, que estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre o patrimônio. O Educativo ainda apresentará o espetáculo “Riquezas de São Paulo: os rios invisíveis”, com música, teatro e poesia, para contar a história dos rios que correm escondidos na capital.

Atores da visita teatralizada “Viagem no Tempo”. Foto: CCBB divulgação

O Centro Cultural Banco do Brasil também será palco do Festival Cidade do Futuro, um festival de ações de reflexão para a inovação, criatividade e sustentabilidade, que incluem atividades de arte e cultura e abrange diferentes espaços do triângulo histórico da cidade. No CCBB SP haverá painéis de discussão com o tema “O Futuro do Cinema: O cinema como transformação”, com curadoria de Juliana Brito e João Andrade, e com os palestrantes Aren Gallo, Dilson Neto, Felipe Spencer, Giselle Belguelman, Leo Mendes, Mariana Paiva, Mozart, Paula Kim e Renata Sunega.

Para os fãs da sétima arte, a estreia da mostra “O Cinema de Tim Burton”, uma retrospectiva cinematográfica completa que homenageia um dos mais importantes cineastas do mundo. São 42 filmes, sendo 23 títulos dirigidos por Tim Burton, um inspirado em uma de suas histórias e mais uma seleção de 18 longas-metragens que são referências na carreira do diretor (devidamente avalizada pelo próprio!). Será a maior mostra de filmes já realizada em São Paulo dedicada ao cineasta, que recebeu o Leão de Ouro pela sua carreira no Festival de Veneza de 2007. Com obras inesquecíveis, que se tornaram clássicas, sucessos de público e de crítica.

E no teatro também tem estreia. “Uma Mulher Vestida de Sol”, primeira peça teatral escrita por Ariano Suassuna, traz uma atmosfera épica de amor e violência, permeada por elementos como ameaças, palavra de honra, amor impossível e brigas de família nas exatas medidas dramáticas e trágicas. O universo imaginoso dessa tragédia sertaneja tem telões “armoriais” pintados por Manuel Dantas Suassuna (filho de Ariano), cenografia de Guryva Portela, figurino e visagismo de Leopoldo Pacheco e Carol Badra, e trilha sonora original, incluindo os arranjos de canto, em criação assinada por Renata Rosa. No elenco, Guryva Portela, Marcello Boffat, Jorge de Paula, Bruna Recchia, Kátia Daher, William Amaral e Carlos Ataíde.

Um dia de celebração com atividades para toda família, gratuitas ou a preços populares, reafirmando objetivo do Centro Cultural Banco do Brasil de formar novas plateias, democratizar o acesso e ampliar a conexão dos brasileiros com a cultura, em suas diferentes formas.

O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo fica na Rua Álvares Penteado 112 – Centro Histórico, São Paulo. Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.