O vernissage, nesta quinta-feira, dia 12, da exposição “Iluminuras”, do fotógrafo e cineasta Walter Carvalho – diretor de Pantanal -, na Mul.ti.plo Espaço Arte, no Leblon, reuniu figuras importantes na cena de arte contemporânea, como Afonso Tostes, Cabelo, Carlos Vergara, Felipe Scovino, Jarbas Lopes, Kitty Paranaguá, Marcos Chaves, Maria Carmem Perlingeiro, Maritza Caneca, Luiz Paulo Montenegro, Paulo Sérgio Duarte (que assinou o texto crítico da exposição), Vera Alencar, Waltércio Caldas, André Sheik, entre outros.

O evento também teve a presença de personalidades do cinema, como Ruy Guerra, Neville de Almeida, Julio Bressane e Marcello Maia. Os jornalistas Leilane Neubarth e Eric Nepomuceno também foram dar um abraço no amigo, assim como os atores Alexandre Nero, Bel Kutner, Malu Mader, Otávio Muller e Thayla Aiala. Entre os músicos estavam Alceu Valença e Fernanda Abreu. Os escritores João Sanches e Mano Melo também estiveram na inauguração da individual. Atores que estão no ar em Pantanal, dirigido por Walter junto com um time de diretores, foram pipocando após a gravação da novela, como Dira Paes, Renato Goes, entre outros. A exposição fica em cartaz até 24 de junho.

Malu Mader e Walter Carvalho.

Renato Góes, Walter Carvalho e Thaila Ayala.

Conhecido por seu trabalho em fotografia, cinema e televisão, Walter Carvalho apresenta ao público pela primeira vez sua produção artística autoral em Platinotipia. Na mostra “Iluminuras”, o artista reúne uma vigorosa produção composta de trabalhos inéditos a partir de suas experiências poéticas com processos alternativos e rudimentares de impressão.

Utilizando como matriz seu acervo autoral de fotografias, Walter Carvalho atua sobre as imagens com pinceladas de platina em um complexo processo de impressão. O resultado são as “Iluminuras”. “Novas formas e imagens surgem do inesperado e se aconchegam ‘desplanejadas’. Uma profusão de pretos e meios tons surge de repente, podendo ser lascas de luz sobre os objetos ou derivados deles, mas com espessura”, conta Walter Carvalho. Nas obras, de aproximadamente 70 X 90 cm, feitas sobre papel, um ferro de engomar gira como se estivesse fora do ritmo, numa dança improvável. Manchas, resíduos ou vestígios – o rastro do pincel – de alguma maneira dilaceram as imagens e formas originais sem entretanto, abalar sua estabilidade.

Walter Carvalho e Simone Zuccolotto.

Walter Carvalho e Ruy Guerra.

Carlos Marinho, Walter Carvalho e Paula Furtado.

Há mais de 20 anos, Walter Carvalho dedica-se a sua pesquisa artística no universo de impressões alternativas e rudimentares: “Em 1998 comecei a experimentar impressão com gelatina de prata. Cheguei a expor em 2004, no Instituto Moreira Salles e no Paço Imperial (ambos no Rio). Depois fui aos poucos tentando outros caminhos, até chegar à Platinotipia. São dez anos nesse estudo”, conta o artista.

“Vejo nesses trabalhos uma guinada importante. O artista nesse tempo desencantado desestabiliza a forma, investe em temporalidades que se somam ao seu gesto revelador. Walter Carvalho aposta no experimento e no risco poético”, completa Maneco Müller, diretor da galeria Mul.ti.plo.

Leilane Neubarth e Walter Carvalho.

Luiz Stein, Afonso Tostes e Fernanda Abreu.

Karen Brusttolin, Walter Carvalho e Alexandre Nero.

Um dos interesses de Walter pela técnica, patenteada em 1873 pelo inglês William Willys (1841-1923), é a possibilidade de unir processos diferentes separados por séculos de distância. “As matrizes são feitas a partir de fotos mecânicas com filme fotográfico ou arquivos digitais. A Platinotipia permite esse encontro entre o passado longínquo e os elementos de hoje”, revela o artista, ressaltando também a longa durabilidade conferida pelo uso do nobre metal nas impressões fotográficas. “A platina resiste à impiedosa passagem do tempo”, completa.

Entre os grandes nomes da fotografia mundial que se dedicaram ao processo estão Alfred Stieglitz (1864-1946), Edward Weston (1886-1958), Irving Penn (1917-2009) e Robert Mapplethorpe (1946-1989).

Alceu VAlenca e Walter Carvalho.

Marcello Maia, Walter Carvalho e Julio Bressane.

Mano Melo, Jarbas Lopes e Neville d Almeida.

“Iluminuras” pode ser visitada até 24 de junho. A Mul.ti.plo Espaço Arte fica na rua Dias Ferreira 417 – 206, no Leblon.

Wallace Amaral e Amanda Olívia.

Afonso Tostes, Kbelo e Jarbas Lopes.

Crédito fotos: Alan Miguel dos Santos Gonçalves