Ampliar a experiência artística na vida de quem se dispuser a vivê-la é o propósito da Urban Sketchers, organização internacional sem fins lucrativos, fundada nos Estados Unidos em 2007 e que, no Brasil, chegou em 2011. Apesar de ter base fixada em São Paulo desde 2014, “Arte de Todos Nós” é a primeira mostra artística que reúne um grupo de amadores, criativos e apaixonados por sketches – desenhos esboçados em estado inicial.

O Canopy São Paulo Jardins abriu suas portas para estes desenhistas urbanos apresentarem estas obras que traduzem, pelos seus olhos, a capital paulistana em pontos icônicos. “Os artistas convidados do Movimento Urban Sketches criaram diferentes visões da cidade, desde arquitetura até cenas de cotidiano e retratos. O público é convidado a participar da exposição, trazendo seus trabalhos e completando a narrativa da ação”, explica Ana Carbone, curadora criativa da Start Watercolor, editora de livros ilustrados que realiza a mostra.

Obra de Tereza Yuri Yamai.

A mostra reúne 41 trabalhos de 40 artistas locais. Entre os destaques, o Sr. Kato com 2 obras, sendo uma delas em sua homenagem, por ser um senhor de 80 anos de idade, que encontrou na arte um refúgio. “Arte de Todos Nós” apresenta, estimula e legitima todo e qualquer criativo amador que deseje participar. Ao público em geral, é possível fazer seu próprio sketch e exibi-lo nas dependências do Canopy São Paulo Jardins.

A Urban Sketchers é uma organização internacional sem fins lucrativos, fundada em 2007 pelo jornalista espanhol Gabi Campanario, em Seatlle, nos EUA. Elevar o valor artístico, narrativo e educativo do desenho in loco é a sua missão, além de promover essa prática e conectar pessoas em todo o mundo que desenham as cidades onde vivem e para onde viajam. O movimento está presente em 336 cidades espalhadas em 60 países. No Brasil, os artistas e ilustradores Eduardo Bajzek, João Pinheiro e Juliana Russo fundaram o USk Brasil, em 2011. Em São Paulo, o grupo Urban Sketcher é um dos braços dessa comunidade global desde 2014. Atualmente é dirigido por Ronaldo Kurita, Fabiana Boiman e Kei Isogai. Entre os encontros realizados, mais de 161 com participação gratuita e aberta a todos, sem inscrições, sem exigência de nível de proficiência ou técnicas artísticas específicas.

“Arte de Todos Nós” pode ser visitada até 17 de junho. A entrada é gratuita. O Canopy São Paulo Jardins fica na rua Saint Hilarie 40, Jardins, São Paulo.