A exposição “Mario Cravo Neto: Espíritos sem nome” nasce da parceria entre o Instituto Moreira Salles e o Instituto Mario Cravo Neto, que reúne em comodato no IMS o acervo de cerca de 100 mil imagens do fotógrafo. Para a exposição, foram selecionadas aproximadamente 250 fotografias do acervo, além de esculturas, cadernos ilustrados, cartas e fotografias de tiragens originais do artista, entre outros, oriundos do acervo do IMCN, totalizando 319 itens.

A trajetória do fotógrafo baiano Mario Cravo Neto começa em meados da década de 1960, mas será a partir de sua estadia de um ano em Nova York entre 1969 e 1970 que o trabalho fotográfico adquire de fato potência experimental. A partir dos anos 1970 e até sua morte, em 2009, sua obra conhecerá momentos diferentes, explorando atmosferas, texturas e temáticas variadas – dos magníficos retratos em fundo infinito, ao corpo a corpo com a cultura popular e a religiosidade afro-brasileira, passando pelas não menos notáveis séries dos carros e metrô em NY, do fogo na paisagem, dos ninhos.

Cravo Neto é dos primeiros fotógrafos a entrarem efetivamente no circuito das artes visuais e, certamente, um dos nossos maiores coloristas. Além de fotografias e objetos, serão mostrados também vídeos e séries de desenhos e pinturas em aquarela.

Mario Cravo Neto (1947-2009) nasceu em Salvador, e dizia se sentir mais baiano do que brasileiro. O povo baiano, com suas festas, sua forte religiosidade, lhe ofereceu o material que nutriu boa parte de quatro décadas de fotografia. No início da carreira, retratou em cor sua cidade, mas um grave acidente de carro, em 1975, que o imobilizou parcialmente durante um bom período, fez com que começasse a fotografar em estúdio, colocando pessoas e objetos contra um fundo neutro. Alcançou reconhecimento internacional.

A exposição, com curadoria de Luiz Camillo Osorio e assistência de curadoria de Mariana Newlands, pode ser visitada até 24 de abril. A entrada é gratuita (mediante apresentação de certificado de vacinação e documento oficial com foto). O IMS Rio fica na Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea.