A Cidade das Artes apresenta até 21 de outubro a exposição “Transitividade”, associando movimentos, trânsitos e deslocamentos. Com a pandemia, os trânsitos físicos ficaram cada vez mais escassos, prevalecendo as navegações digitais, em rede. “Transitividade” reúne 12 artistas visuais cujo ponto comum é a produção de trabalhos desenvolvidos desde o início da pandemia, ou que ressignifiquem trabalhos anteriores que reflitam sobre o tema, independente do suporte utilizado, cujas imagens veicularam em redes sociais mediadas por um dispositivo digital. Além dos diálogos entre as obras dos artistas, a transitividade sugere uma passagem do espaço virtual para o espaço físico real e assim sucessivamente em um constante fluxo de meios.

“[…] Se é possível tirar alguma lição de mais de um ano de confinamento pandêmico é que o meios digitais por si só não dão conta das interrelações humanas. Não há como pensar o mundo contemporâneo dos anos 2020 sem a presença das tecnologias digitais em praticamente todos os campos do saber, embora, paradoxalmente, tais tecnologias reforcem a necessidade de uma rede de conexões concretas pautadas pelo corpo e pelas trocas afetivas não intermediadas pelas telas dos dispositivos digitais.

Osvaldo Carvalho

Redes sociais como o Instagram e o Facebook veiculam, como um meio de informação e produção de conteúdo, representações digitais de obras de arte acessíveis a qualquer pessoa e que não são distribuídos pelos meios convencionais. Por outro lado, os registros das obras exibidas na rede assumem o mesmo formato das telas de exibição dos dispositivos digitais, distanciando-se dos seus referentes, as obras físicas e a possibilidade de uma experiência estética no espaço real.

Transitividade é uma abertura para pensarmos nas conexões e trânsitos a partir de trabalhos em diferentes linguagens como pinturas, gravuras, objetos, desenhos e fotografias até então veiculados somente nos meios digitais e que, neste momento e espaço, criam redes entre si, para posteriormente criarem outras conexões e fluxos. Mas talvez o propósito maior seja a interseção desses trânsitos como experiência concreta real resultando em necessárias trocas afetivas entre sujeitos e objetos.”

Mirela Luz

Julio Sekiguchi

A exposição transita por diferentes linguagens visuais entre pinturas, gravuras, objetos, desenhos e fotografias. Participam da mostra Ana Tavares, Claudia Lyrio, Deneir, Hugo Houayek, Julio Sekiguchi, Ivani Pedrosa, Lourdes Barreto, Mirela Luz, Osvaldo Carvalho, Pedro Sánchez, Raimundo Rodriguez e Viviane Teixeira. A idealização e a curadoria são de Raimundo Rodriguez e Mirela Luz, e o design de Juninho Balbino.

A Galeria da Cidade das Artes fica na Av. das Américas 5300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. A entrada é livre e gratuita. Horário: de terça à sexta-feira de 10h às 18h, e sábado de 12h às 18h.

Claudia Lyrio