Nesta semana, o Memorial da Resistência recebe parte das celebrações de 45 anos do do Movimento Negro Unificado (MNU). A programação no museu acontece nos dias 05, 08 e 09 de julho, sob o tema De 10 a 100 anos: Efemérides de memórias e personalidades negras, e celebra a vida e luta de pessoas e acontecimentos fundamentais para a história do movimento negro no Brasil.

Os três dias de evento pretendem homenagear e celebrar o legado de pessoas como Eduardo Oliveira e Oliveira, Hamilton Bernardes Cardoso, Luiza Bairros, Oliveira Silveira, Solano Trindade, Margarida Trindade, Eduardo Oliveira e Thereza Santos, além de relembrar os 50 anos da peça E Agora Falamos Nós, partilhar as memórias dos militantes fundadores do MNU, e debater as conquistas do movimento negro brasileiro e as perspectivas para o futuro.

Manifestação do Movimento Negro Unificado contra a Lei Afonso Arino e Caminhada por Zumbi nas ruas do centro da cidade de São Paulo, 1980. Foto: Jesus Carlos

Confira a programação completa:

E Agora Falamos Nós: Territórios de Resistência Negra
05 de julho | 13 horas | Auditório do Memorial da Resistência (5º andar)

Dia de homenagem e celebração de datas especiais para o movimento negro brasileiro: o centenário de Eduardo Oliveira e Oliveira, os 50 anos da peça E agora falamos nós, e os 70 anos do nascimento de Hamilton Cardoso e Luiza Bairros, e 93 anos de Thereza Santos.

Sementes e Frutos da Militância Negra
08 de julho | 13 às 17h30 | Auditório do Memorial da Resistência (5º andar)

Celebrando os 45 anos do Movimento Negro Unificado, o museu convida os militantes fundadores para um resgate de lembranças da luta, além de uma homenagem aos poetas Oliveira Silveira e Solano Trindade, e à coreógrafa e cofundadora do Teatro Popular Brasileiro no Rio de Janeiro, Margarida Trindade.

Visita mediada na exposição Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência
09 de julho | 10 às 12 horas | Espaço expositivo (3º andar)

Visita mediada com militantes fundadores do MNU, com capacidade máxima para 40 pessoas na exposição. Para participar, é imprescindível a inscrição prévia.

Memórias, Presente e Futuro do Negro no Brasil
09 de julho | 14 às 17h30 | Auditório do Memorial da Resistência (5º andar)

Oficina Diálogos Construtivos do futuro agora, com José Adão de Oliveira, seguida de debate sobre políticas públicas para o povo negro no Brasil.