Já estão abertas as inscrições para a Residência Artística Laboratório de Imagens, promovida pelo Observatório de Favelas, a partir do Programa Imagens do Povo, e pelo IMS. A formação é voltada para pessoas a partir de 18 anos, oriundas e/ou residentes de favelas ou territórios populares da região metropolitana do Rio de Janeiro, que tenham pesquisa e prática fotográfica em desenvolvimento. As inscrições podem ser feitas até 6 de julho.

Participantes da edição 2022 em atividade no IMS Rio (Divulgação/IMS)

Serão oferecidas cinco vagas, sendo três destinadas a pessoas formadas pela Escola de Fotografia Popular, curso de fotografia promovido pelo Imagens do Povo, e duas abertas para ampla concorrência dentro do perfil descrito no edital. As pessoas contempladas terão acesso a uma formação de quatro meses, ministrada entre julho e novembro deste ano. Também receberão uma bolsa de R$ 6 mil, paga em parcelas mensais de R$ 1,5 mil, ao longo dos quatro meses de formação.

A residência faz parte da Plataforma Escuta, programa da Ação Social que busca promover formação artística e organiza anualmente o Escuta Festival.