“Real, Simbólico, Imaginário – Uma introdução a Jacques Lacan” é uma série de seminários ministrados por Marco Antonio Coutinho Jorge, de 19 de outubro a 16 de novembro (segundas-feiras, das 19h às 20h30 – 4 encontros), evento organizado pela Casa do Saber Rio.

O real (que não se confunde com a realidade), o simbólico (absolutamente distinto da simbólica junguiana) e o imaginário (que não se resume à imaginação) são nomes que Lacan atribuiu a três grandes segmentos que podem ser isolados da obra de Sigmund Freud (1856-1939). Tal nomeação constitui um novo paradigma e abre novas formas de reflexão sobre as questões mais cruciais da psicanálise contemporânea.

O curso abordará a nomeação dos três registros psíquicos – real, simbólico, imaginário – empreendida por Jacques Lacan (1901-1981) a partir de 1953.

 

19 OUT | INTRODUÇÃO AO ENSINO DE JACQUES LACAN

O sentido de retorno de Freud é o retorno ao sentido de Freud. A renovação da clínica psicanalítica. O lugar da fantasia.

26 OUT | O IMAGINÁRIO: O SENTIDO

O estádio do espelho. O nó borromeano e R.S.I. Inibição, sintoma e angústia. As três paixões fundamentais do ser: amor, ódio e ignorância.

09 NOV | O SIMBÓLICO: O DUPLO SENTIDO

Os pares antitéticos. A importância do ensino de Ferdinand de Saussure. O inconsciente estruturado como linguagem. A lógica do significante. As letras e os matemas. Os quatro discursos: mestre, histérica, psicanalista, universitário.

16 NOV | O REAL: O NÃO SENTIDO

O inassimilável: o trauma. A relação sexual impossível e as três dimensões da sexualidade: amor, desejo e gozo.

Marco Antonio Coutinho Jorge é psiquiatra e psicanalista, professor associado do Instituto de Psicologia da Uerj, diretor do Corpo Freudiano, seção Rio de Janeiro, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, da Associação Insistance (Paris/Bruxelas) e da Sociedade Internacional de História da Psiquiatria e da Psicanálise (Paris).