Sonia Salcedo del Castillo é Investigadora Pós-Doutoramento em Artes no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, Portugal; fez estagio Pós-Doutoral em Artes da Cena como pesquisadora do CNPq (PPGAC/ECO/UFRJ); Doutora em Artes Visuais, Mestre em História e Crítica da Arte (PPGAV/EBA/UFRJ), Especializada em História da Arte e Arquitetura no Brasil (PUC-RJ), Graduada em Cenografia (UNIRIO) e em Arquitetura e Urbanismo (USU).

Tem experiência em Arte e Arquitetura, com ênfase em Expografia da Arte Contemporânea. Atua como pesquisadora e docente, nos seguimentos: transmissão e recepção da obra de arte, teorias e práticas artísticas e curatoriais, história e crítica da arte, arquitetura museal e de exposições. Integrou o corpo curatorial do Centro de Artes Visuais da Funarte.

É docente da Escola de Artes Visuais do Parque Lage – Rio de Janeiro. Artista curadora independe é autora dos livros: Cenário da Arquitetura da Arte – montagens e espaços de exposições (2008); Poética Expositiva (2011); Asas a Raízes (2015); Arte de Expor – curadoria como expoesis (2015); Pontotransição (2016); Da visualidade à cena: dimensões expositivas da arte (2017); Fissão tectônica – a obra de Ronaldo do Rego Macedo (2018); Arte de Expor – curadoria como expoesis (2021) e Da visualidade à cena: dimensões expositivas da arte (2022).