Já pode ser visitado o Online Viewing Room Rumores, de Heleno Bernardi, um conjunto de 37 trabalhos em que o artista carimba em vermelho palavras sobre superfícies como papel ou tecido, compondo, a partir da linguagem, formas geométricas intensas e monocromáticas. A curadoria é de Daniela Name.

Rumores inaugura o novo site da Janaina Torres Galeria, que apresenta uma experiência digital abrangente em imagens, textos e conteúdo multimídia, além de páginas completas dedicadas a artistas e videoartistas, e um novo design que aprimora a visualização das obras.

Em Rumores, Heleno Bernardi carimba, em um movimento incessante — eventualmente frenético —, uma única palavra por obra: Tempo, Corpo, Sobre, Ardência, Horizonte, Hipótese, entre outras, que ora se descolam da massa de cor, ora são percebidas apenas nas bordas dos polígonos.

NINHO OVO BICHO (tributo neoconcreto), 2022, carimbo com tinta acrílica sobre tecido de algodão

As obras provocam, assim, “gritos e sussurros”, como define Daniela Name. A repetição da palavra amortece o significado original, ao mesmo tempo em que possibilita sentidos imprevistos — “fantasmas das palavras adormecidas, ecos de outros falares”, aponta a curadora.

Além do Viewing Room, Rumores ganha também exposição física na Funarte, em São Paulo, onde poderá ser vista presencialmente na sala Mario Schenberg, a partir de 11 de março. A exposição marca uma colaboração da Janaina Torres Galeria com o espaço, visando fortalecer o circuito de arte do entorno e atuando em prol da valorização e recuperação dos aparelhos públicos culturais por meio de sua ocupação ativa e de qualidade.

Há vestígios da história da arte em todo o projeto de Heleno Bernardi. No múltiplo Ninho, Ovo, Bicho, a obra-estandarte estabelece diálogo direto com a herança neoconcreta de Hélio Oiticica, Lygia Pape e Lygia Clark. Antes, ainda, encontramos referências à geometria ancestral e pintura do corpo dos povos originários e nações africanas que nos constituem.

Funarte | Sala Mario Schenberg
Alameda Nothmann 1058, Campos Elísios, São Paulo
Abertura: 11 de março de 2023, das 14h às 18h
Visitação: até 9 de abril de 2023, ter – sex, das 14h às 19h