Até 9 de abril, o público do IMS Paulista pode visitar um novo espaço de convivência relacionado à exposição “Xingu: contatos”. Localizado no 9º andar, o lugar traz uma seleção de livros e filmes de autoria sobretudo indígena. Com pufes e tapetes espalhados pelo chão, é um local de acolhimento para adultos e crianças fruírem o tempo e conhecerem um pouco mais sobre as culturas dos povos originários. O espaço foi concebido pelo IMS em parceria com a Associação Vaga Lume.

Como parte das atividades, neste sábado (18), às 10h30, Kawakani Mehinako e Shamira Mamani ministram a oficina “Grafismo: pintura corporal do Xingu”. O grafismo indígena é uma importante expressão cultural de diferentes povos originários. Quando aplicado ao corpo, combina valor simbólico e estético a possibilidades de comunicação, a partir de técnicas passadas de geração em geração.

A oficina propõe a realização de pinturas corporais com tinta de jenipapo e a leitura mediada de histórias sobre as representações e os significados dos grafismos. A entrada é gratuita, por ordem de chegada.