“A galeria continuará com as portas abertas por um bom tempo!”, já previa o artista Anderson Thives em meados do ano passado. Foi em janeiro de 2022 que ele e sua parceira e também idealizadora do projeto, a arquiteta Aline Araújo, inauguraram a Galeria Provisória, temporariamente, como o próprio nome indicava, no coração de Ipanema. Realmente “indicava”, no tempo passado, pois sua efemeridade durou pouco.

Em sua primeira ocupação, o espaço exibiu uma retrospectiva da carreira de Thives, com cerca de 40 peças abordando mostras realizadas desde o início de sua trajetória, assim como projetos recentes abrangendo previews de novas exposições e instalações. Tudo foi se consolidando a ponto de culminar em uma versão “pop-up”, em agosto, no Botafogo Praia Shopping. Aliás, essa é a proposta: levar a Provisória para outros espaços, bairros e cidades ao redor do mundo.

E Thives continuou a diversificar suas propostas. Com a ideia inicial de reunir arte, moda, música e muita diversão, a Provisória acabou ocupando seus dois andares e o mezanino, se consolidando como celeiro para divulgar novos talentos, inclusive estrangeiros. Hoje, a galeria dispõe de nichos instagramáveis que reproduzem um jardim sensorial – com direito a cheiro de floresta e canto de pássaros, inclusive – e instalações imersivas. O mezanino, ou o “Céu”, como foi batizado, reproduz cômodos desconstruídos de uma casa (cozinha, quarto, banheiro e sala), um convite à reflexão interna de cada um.

A galeria também foi palco do lançamento de livros e revistas, de desfiles e utilizada como ateliê, promovendo interações in loco com o público, que pode acompanhar em tempo real as criações de alguns artistas, como Miguel de Sender, o grafiteiro Andrea Brandani e o próprio Thives.

Uma das novidades já anunciadas pelo espaço é o lançamento de NFTs (Non-fungible tokens ou Tokens não fungíveis) dos “Ursinhos Carinhosos” com mensagens pouco convencionais, marca registrada dos trabalhos de Thives.

E para celebrar este primeiro ano da Provisória, o calendário de comemorações inclui eventos a serem realizados ao longo de todo o mês, inclusive os já tradicionais sunsets promovidos pelo artista-galerista.

“Fazendo um balanço, nesses 365 dias de portas abertas, recebemos cerca de 30 mil pessoas, abrindo de domingo a domingo. Foram ao todo 1 milhão de visualizações em postagens nas redes sociais de visitantes em Reels e conteúdos produzidos no Tik Tok. Nesse aniversário da galeria nos firmamos como um para-raio de novos talentos. Foram dez artistas convidados, entre escultores, pintores, grafiteiros e fotógrafos. Nossa playlist no Spotify também faz sucesso, com mais de 12 horas de música e milhares de seguidores. Há muitas pessoas que voltam à galeria mais de uma vez. Outras saem de seus estados só para nos visitar. Somos um espaço democrático, acima de tudo, e podemos afirmar que conquistamos um público cativo”, declara Anderson Thives.

“Isso é só o começo, pretendemos expandir nossas divisas”, brinca ele – sem deixar de falar sério.

A Galeria Provisória fica na Rua Visconde de Pirajá 284 A, em Ipanema.