Contemplado pelo Edital Retomada Cultural RJ2, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, o espetáculo circense “Uma Nova Onda” tem criação e atuação de Eduardo Andrade, como o palhaço cientista Dudu, direção artística de Gustavo Paso e produção de Joana Damazio.

Este solo, para o público de todas as idades, marca o retorno à cena do palhaço cientista Dudu, personagem criado na década de 80, isso após cinco anos distante dos palcos, desde as últimas apresentações de “O Esquecimento Global”, seu espetáculo anterior. Eduardo Andrade, com 37 anos de palhaçaria, é também professor e doutor em design e assina o cenário, os adereços, os bonecos e o figurino da peça.

Foto: Renato Mangolin

Partindo da premissa de que colocar conhecimento antigo em um novo contexto gera novos conhecimentos, unida à urgência em abordar os problemas ambientais, sanitários e de saúde pública que assolam o mundo, o palhaço cientista Dudu retoma alguns dos principais temas do seu repertório, mas agora atravessado pelos impactos causados pela pandemia da Covid-19. Associando conhecimento, sustentabilidade, ecologia e diversão, “Uma Nova Onda” trata de assuntos sérios, urgentes e atuais, de forma descontraída, buscando resgatar, com pitadas de ironia e irreverência, um pouco do lúdico infantil.

“Unindo circo, artes plásticas, teatro de bonecos e muita diversão, Dudu, o palhaço cientista, está de volta com uma retrospectiva de suas pesquisas ambientais ao longo dos últimos 30 anos. Uma viagem no tempo para entendermos como chegamos até aqui e como podemos pensar o mundo sob o olhar de uma nova onda de prosperidade e cuidado com o meio ambiente”, explica o ator Eduardo Andrade, que interpreta o personagem.

Esta aula-espetáculo é uma imersão no maravilhoso mundo dos sonhos e da imaginação, o mundo da infância, que tanto tem a ensinar às crianças de todas as idades.

Foto: Renato Mangolin

No decorrer do espetáculo, Dudu oferece uma oficina demonstrativa de confecção do boneco mascote Albert Einstein, feito a partir do reaproveitamento criativo de resíduos sólidos. Trata-se de uma demonstração simplificada do processo de construção de bonecos com o uso de resíduos plásticos, como embalagens de PET e PVC, fruto do mestrado de Designer de Eduardo Andrade na PUC-Rio, em que o artista também atua como pesquisador do LINC – Laboratório Linguagem, Interação e Construção de Sentidos da PUC-Rio.

Em “Uma Nova Onda”, o palhaço cientista Dudu une circo, teatro e artes plásticas para contar histórias e observações a partir do seu olhar sobre o planeta Terra, mostrando não só algumas fantásticas descobertas da humanidade, mas também as consequências do progresso tecnológico, além de abordar a ciência e a relação do homem com a natureza. Aos espectadores é feito um convite à reflexão sobre a necessidade de uma atitude consciente e responsável com o meio ambiente.

O texto tem autoria de Eduardo Andrade e Gustavo Paso, parceiros de longa data na criação e confecção de adereços e cenários para os espetáculos de Paso, mas trabalhando pela primeira vez juntos na dramaturgia de um projeto de Andrade.

Com desenho de luz de Djalma Amaral, trilha sonora de Eduardo Lyra e consultoria de conteúdo de Thelma Lopes, jornalista, escritora, atriz e pesquisadora especializada na interação entre arte e ciência, “Uma Nova Onda” promete mexer com a cabeça do espectador.

Como estaremos vivendo daqui a dez anos? Qual o legado que deixaremos para nossos filhos? São reflexões a serem debatidas, e ninguém melhor do que o palhaço para levar esses assuntos ao público. O palhaço suaviza a abordagem sem perder o foco principal, que é levantar a reflexão sobre assuntos sérios, com o objetivo de provocar mudanças e ações efetivas e positivas.

Foto: Renato Mangolin

Serviço: Dias 05, 11 e 12 de março de 2023 (no dia 11, a sessão é acessível em LIBRAS), às 16h. O Teatro Ruth de Souza fica no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, na rua Murtinho Nobre 169 – Santa Teresa. Ingressos: no site Sympla e na bilheteria do teatro a partir das 15h.

Ficha técnica

Criação e atuação: Eduardo Andrade

Direção artística: Gustavo Paso

Texto: Eduardo Andrade e Gustavo Paso

Consultoria de conteúdo: Thelma Lopes

Iluminação: Djalma Amaral

Direção Musical: Eduardo Lyra

Cenário, adereços, bonecos e figurino: Eduardo Andrade

Voz da “Alexa”: Luciana Fávero

Programação visual: Danielle Martins

Ilustração: Eduardo Andrade

Fotografia: Renato Mangolin

Filmagem: Alexandre Maia e Renato Mangolin

Direção audiovisual e Edição: Alexandre Maia

Assessoria de imprensa: Luiz Menna Barreto : [email protected] / 21 99872-5534

Contrarregragem: José Arthur Carneiro

Intérprete de LIBRAS: Juliete Viana

Assistência de luz e Montagem: Jorge Raibott

Montagem de luz: João Pedro C. Amaral

Gravação voz da “Alexa”: Estúdio Several Sounds

Edição de áudio: Eduardo Lyra e Lula Montagna

Operação de som: Eduardo Lyra

Confecção de cenário: Eduardo Andrade, Marcely Soares, Djavan Costa e Regivaldo Moraes

Confecção de adereços: Eduardo Andrade e Marcely Soares

Costura: Espaço Nice

Assistência de produção e Redes sociais: Flávia Brasil

Consultoria financeira: Rodrigo Gerstner

Administração financeira: Joana Damazio – Máquina Cultural

Direção de produção e Produção executiva: Joana Damazio – Máquina Cultural

Realização: Arte Cinco

Instagram: @duduarte5

Facebook: @eduardoandradedudu