A cada edição, a mostra “Lugar de Mulher é no Cinema” homenageia mulheres cineastas que fizeram história e abriram caminhos. Edyala Yglesias é a homenageada desta 5ª edição e tem uma enorme contribuição ao cinema brasileiro, fazendo parte do movimento de retomada do cinema baiano, dirigindo “O Diário do Convento”, um dos episódios do filme “3 Histórias da Bahia”. Ela dirigiu filmes que rodaram o Brasil e o mundo, como “Era Uma vez Flor”, premiado no Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana, em Cuba, e “No Coração de Shirley”, premiado no XVIII Black International Cinema.

Sua contribuição também ultrapassa as telas, a exemplo de sua atuação para criação de políticas públicas voltadas para o audiovisual e sua pesquisa acadêmica centrada em Imagem e Mulher. Yglesias liderou ainda a primeira organização feminista no âmbito do audiovisual brasileiro: o Coletivo de Mulheres de Cinema e Vídeo do Rio de Janeiro.

Portanto, é com a sensação de cumprir um dever à história do audiovisual baiano e brasileiro e à história das mulheres no cinema que a 5ª edição da mostra “Lugar de Mulher é no Cinema” presta uma homenagem a Edyala Yglesias, por reconhecer que sua história ajudou a construir a nossa história e ainda vai ajudar a construir as histórias que virão pela frente.

A mostra acontece até 09 de julho.