Após dois anos sem edição presencial, por conta da pandemia de Covid-19, está de volta neste sábado, dia 18, no Sesc Tijuca, o “Rio Refugia”, festival multicultural que marca a comemoração pelo Dia Mundial do Refugiado, celebrado em 20 de junho. Produzido pelo Abraço Cultural Rio, Pares Cáritas Rio, Sesc Rio e Feira Chega Junto, com apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), o evento reunirá nesta 6ª edição 17 empreendedores em situação de refúgio, que apresentarão a arte, a moda e a gastronomia de diversas partes do mundo. A entrada é gratuita.

A programação se inicia às 10h e se estende até as 18h. Além de apreciar a gastronomia e o artesanato, o público poderá participar de oficinas de kuna colombiana, caligrafia árabe e amarração de turbantes. Também há opção de realizar um aulão de ritmos e oficinas de salsa e percussão. Dois shows internacionais completam a programação, com o Grupo Saoko e o Coral do Rei.

O objetivo do evento é celebrar a coragem, a resiliência e a potência transformadora das pessoas que deixam seus países devido a guerras, violações de direitos humanos e perseguições diversas. Como um espaço de conscientização e apresentação do tema do refúgio, o evento busca dar maior visibilidade à causa e valorizar a população refugiada residente no Rio.

Programação

10h às 17h: Feira de gastronomia e artesanato

10h às 17h: Oficinas culturais

Pintura kuna colombiana

Caligrafia árabe

Tranças africanas

Amarração de turbantes

11h30 às 12h30: Aulão de ritmos latinos

13h às 14h: Oficina de salsa

14h às 15h: Oficina de percussão

15h: Apresentação Grupo Saoko

17h: Apresentação Coral do Rei

O Sesc Tijuca fica na Rua Barão de Mesquita 539. Crédito das fotos: Erbs Jr.