Uma estrutura corpórea comum a dois ou mais elementos que engloba toda a matéria em um mesmo potencial: um ponto, uma corrente e as artes – trata-se aqui da narrativa da exposição “Nó de Nós”, apresentada pela galeria Eixo Reserva, em Niterói. A mostra reúne pinturas, vídeo, foto-performances, site-specific, objetos escultóricos, e dialoga com as possibilidades de se pensar ‘os corpes’ na contemporaneidade, sobre diferentes ângulos e perspectivas.

Sete artistas-curadores integram a exposição: Amanda Leite (TO), Clara Infante (RJ), Cota Azevedo (BA), Dulce Lysyl (RJ), Mariana Galli (GO), Rafaela Jemmene (SP) e Virgilio Neves (SP), que discutiram durante dois meses a construção de toda a estrutura projetual da coletiva, que agora poderá ser apresentada em interlocução com o público entre os dias 13 de maio e 25 de junho.

“Benzeiro” (2023), Amanda Leite

“Honrei às almas” (2022), Mariana Galli

Para Sara Figueiredo, fundadora e diretora da galeria Eixo Reserva, e Vilmar Madruga, curador do espaço, a ideia do projeto diz muito sobre a necessidade de se elaborar ações artísticas pensando por e a partir do coletivo.

“Há três anos iniciamos um programa, ‘O olhar dos outros’, uma troca feita entre os artistas que apresentam seus portfólios e projetos para outros artistas-mediadores. No decorrer de tantos encontros online, a gentileza e a troca de experiência destes sete artistas foram reverberando em todo o grupo. O afeto veio e ficou de uma forma arrebatadora, e assim naturalmente os mediadores se tornaram parte da equipe Eixo”.

“Na barra da saia” (fotoperformance, 2022), Cota Azevedo

28°C 180’32” (2023), Virgilio Neves

Sara complementa que “hoje apresentamos com admiração a exposição ‘Nó de Nós’, que representa a concretização de um projeto, com parceria e respeito, sete artistas, sete mediadores e sete curadores”.

A Galeria Eixo Reserva fica na rua Visconde do Rio Branco 880, Centro.

Hera (ação performática, 2022), Rafaela Jemmene

“Acúleo” (2023), Clara Infante

“Remodelação” (2023), Dulce Lysyj