Instalada na Lagoa, zona sul do Rio de Janeiro, a Casa Museu Eva Klabin (CMEK) começa o ano de 2023 oferecendo uma série de atividades gratuitas para adultos e crianças. O espaço, de ampla diversidade cultural, reúne em exposição permanente um dos mais importantes acervos do país com cerca de 2 mil peças, abrangendo 50 séculos de história da arte, do Egito Antigo ao Impressionismo.

O mês de janeiro começa na CMEK com atividades infantojuvenis, de quarta-feira a domingo. São oito atividades gratuitas que se intercalam na programação para animar toda a garotada e sua família. Também em janeiro, no dia 14, tem início o Música no Museu Especial, parceria entre o projeto Música no Museu e a Casa Museu Eva Klabin que leva para a bucólica casa na Lagoa, durante todo o ano de 2023, concertos gratuitos de música clássica.

A abertura da série, sábado 14, às 17h, será com a consagrada musicista Clara Sverner, que apresenta clássicos de Mozart e Chopin no piano ambientado no auditório do Museu com capacidade para 80 pessoas. O concerto também marca o retorno dos recitais da intérprete de talento reconhecido internacionalmente. As senhas para os concertos devem ser retiradas no local, uma hora antes do início do espetáculo, estando o espetáculo sujeito à lotação.

Durante todo o mês de janeiro a casa também oferece gratuidade para as visitas guiadas a um dos mais importantes acervos de arte do país. É a Casa Museu abrindo suas portas para tornar mais acessível ao público seu raro acervo.

Programação

De 04 à 29 de janeiro de 2023, de quarta-feira a domingo (quartas, quintas e sextas-feiras, às 11h e às 15h, e aos sábados e domingos, às 15h).

ARTE COM BOLHAS DE SABÃO
Parece inusitado pensar em criações artísticas usando bolhas de sabão? Como momento lúdico que faz parte das brincadeiras infantis, as bolhas de sabão se tornaram tema dos trabalhos de alguns artistas, como os pintores Rembrandt, Jean-Baptiste Chardin, Charles Joshua Chaplin, Bechi Luigi, John Everett Millais, entre outros. Na atualidade, podemos encontrar novas formas no uso das bolhas de sabão nas atuações do artista de Taiwan, Su Chung Tai, conhecido como “Mestre das Bolhas”.

O programa educativo da CMEK oferece para o público infantojuvenil e sua família participarem da oficina que motiva experimentar e criar diferentes imagens com o uso de bolhas de sabão coloridas. Será um ótimo momento para deixar a criatividade fluir e se divertir.

DETETIVES NO MUSEU – NOVAS AVENTURAS
Esta atividade tem a proposta de levar os participantes a uma aventura por meio de dinâmicas que envolvem decifração de enigmas, investigação de pistas e uma viagem pelo acervo de obras de arte da Casa Museu Eva Klabin. A atividade estimula a percepção, incentivando o senso investigativo, promovendo o trabalho em equipe e reunindo crianças, jovens, adultos, a família e os amigos para um jogo colaborativo e divertido.

PINTURA CORPORAL COM ESTÊNCIL
A pintura corporal é um procedimento que atravessa o tempo e diversas culturas. Presente em rituais, festividades, no cotidiano e nas artes, esse tipo de pintura pode expressar diferentes sentidos. O corpo, transformado em suporte para a aplicação das tintas, torna-se espaço para a comunicação: toma forma de um símbolo, para evidenciar uma identidade étnica, para destacar uma proposta artística, para vestir a pele com outro material que não o tecido.

Nesta atividade, trabalha-se a pintura corporal com o auxílio do estêncil (molde vazado feito de papel, que pode ter formas variadas). Na atividade, cada participante criará seu estêncil com a imagem que desejar, considerando a mensagem que quer transmitir. Em seguida, a figura será pintada em alguma parte do corpo, com o uso de tinta adequada para essa ação.

OFICINA PEQUENOS CONTADORES DE HISTÓRIAS
A CMEK oferece um espaço lúdico onde as crianças terão a chance de se divertir criando e contando histórias elaboradas por elas mesmas. A ação de contar histórias é uma das mais antigas práticas realizadas pelos seres humanos. A oralidade, além da história universal, também ajudou a construir as memórias de nossos antepassados, nossas lendas, mitologias etc. Esta oficina ressalta que o ato de contar histórias faz parte do cotidiano e pode inspirar no dia a dia para elaborar diferentes narrativas, repletas de aspectos engraçados, dramáticos e de muito suspense.

OFICINA DE CRIAÇÃO DE SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS
A Casa Museu Eva Klabin expõe diversos artefatos arqueológicos que ajudam a ilustrar as histórias de diferentes grupos culturais: egípcios, gregos, romanos, orientais e pré-colombianos. Nesta atividade os participantes têm a oportunidade de conhecer algumas dessas peças e saber um pouco mais a respeito das histórias, origens e lendas que cercam esses objetos. A equipe do programa educativo da Casa conversa com o público sobre a constituição de um sítio arqueológico, de sua importância e as descobertas históricas que auxiliam na elaboração de memórias. Em seguida, os participantes são convidados a criar “mini sítios arqueológicos”, experimentando a composição das diferentes camadas e elementos que formam esses locais, podendo levar o material produzido para a casa!

OFICINA PEQUENOS RESTAURADORES
Quem é a pessoa responsável por restaurar obras de arte? Quais são os procedimentos utilizados para recompor uma peça que foi danificada? Qual a importância de recuperar um objeto, seja artístico, seja arqueológico? Esta atividade promove uma conversa sobre a restauração e o valor desse tipo de trabalho para a recuperação de artefatos e obras de arte que ajudam a contar a história da Casa Museu Eva Klabin. Na oficina, os participantes vão observar peças da casa que passaram pelo processo de restauração e terão a chance de ajudar a restaurar um objeto danificado (que não faz parte da coleção!), experimentando um pouco do exercício dos profissionais responsáveis por essa tarefa.

OFICINA DE ANIMAÇÃO
Nesta oficina os participantes criam animações usando personagens, cenários e uma técnica conhecida como “stop motion”. O “stop motion” [que pode ser traduzido como “movimento parado”] é um procedimento que está relacionado aos primórdios do cinema, quando era utilizada para criar efeitos especiais e ilusórios. Atualmente, as novas tecnologias (como a câmera fotográfica, o celular, o computador e os programas para edição) tornam a experiência da animação mais fácil e acessível.

JOGO DOS VIAJANTES
A atividade propõe experiências que levam os participantes a pensar suas percepções sobre o “diferente”. Munidos com matérias para registros que servirão como “diário de viagens”, os participantes entram em contanto com a vastidão cultural da casa museu, enquanto registram em seus livros esse passeio pelo espaço e tempo.

Música no Museu Especial na Casa Museu Eva Klabin

A pianista Clara Sverner. Crédito: Vicente de Paula.

A abertura do evento, dia 14, acontece com a apresentação da consagrada musicista Clara Sverner, artista indicada duas vezes ao Grammy Latino, que interpreta ao piano clássicos de Mozart e Chopin. Para o segundo concerto, em 11 de fevereiro, a pianista Eudóxia de Barros interpretará um variado repertório com composições de Schubert, Liszt, Lina Pesce, Luiz Levy, entre outros. Dia 5 de março, em comemoração ao Dia Nacional da Música Clássica e o Aniversário de Villa-Lobos, o recital será totalmente dedicado à sua obra com interpretação dos músicos Adriana Kellner, Cecília Guimarães, Ezequiel Peres e Fernanda Cruz, sob a direção artística de Maria Helena de Andrade. Entremeando a parte musical, serão lidos belíssimos textos originais do genial compositor.

A Casa Museu Eva Klabin fica na Av. Epitácio Pessoa 2480, Lagoa.