A Casa Museu Eva Klabin (CMEK) inaugura no próximo sábado (25), das 18h às 21h, o projeto Kina – Novos Sons e Novas Visões, uma série de projeções com 11 artistas, que ocupará a fachada e o auditório da Casa Museu, podendo ser vista por quem estiver passando pela Lagoa ou visitando o museu. O projeto se estende até 23 de abril. Com curadoria de Gabriela Maciel e co-curadoria de Yasmin Zyngier, Kina inclui vídeos de artistas contemporâneos nacionais e internacionais que abordam diversos conceitos e estéticas, realizados com técnicas de cinema, vídeo e arte digital.
“Este projeto visa compartilhar e aproximar a produção artística, expondo ao público pluralidades contemporâneas e novas narrativas, enfatizando o potencial criativo, intelectual e realizador de jovens criadores, unindo histórias, culturas e linguagens entre memórias e projeções de futuros”, diz a curadora.

A Santa, de Tomás Fage.
O projeto idealizado pela diretora e curadora Gabriela Maciel para a Casa Museu Eva Klabin tem o objetivo de movimentar o espaço e a cena cultural carioca, promovendo a ligação entre a casa, a cidade e sua população, com artistas e DJs, ativando o entorno, fachada e jardim. Apresentações musicais também acontecem em 3 datas: na abertura, dia 25 de fevereiro, e nos dias 16 de março e 13 de abril, com DJs tocando novas sonoridades que mesclam influências afro, jazz, MPB, eletrônica suave e outras vertentes musicais, ocupando os jardins da Casa Museu.
Além da inauguração da exposição Kina, a CMEK oferece a partir de 04 de março uma programação educativa inspirada na exposição, que ficará aberta gratuitamente ao público. Todos os sábados e domingos, a equipe de educadores irá realizar a Oficina Arte na Fachada, atividade em que os participantes – crianças a partir dos cinco anos, jovens e adultos – são convidados a produzir propostas artísticas para a fachada da Casa Museu. Peças da coleção serão utilizadas como temas para estimular o público a realizar as composições de imagens. A oficina é gratuita.