A Morte de Sardanapalo de Eugene Delacroix na sala dedicada ao romantismo Louvre, 2015

Lembro da primeira vez que fui à Europa e visitei os grandes museus.  Eu tinha 16 anos e ao voltar comentei com minha mãe que achara tudo lindo, mas não tinha entendido muita coisa. Pois é, se você faz parte desse time que acha lindo, mas não entende, saiba que há muito conteúdo disponível nas redes até de graça sobre arte e principalmente sobre a arte contemporânea tão complexa como nosso tempo.

Vou fazer aqui uma pequena compilação de cursos sobre história da arte e afins que recomendo, porque foram fundamentais para meu aprendizado. São professores que, com linguagem simples e descomplicada, tornam o aprendizado mais fácil para quem é leigo no assunto. Como ainda vivemos um momento de pandemia, os cursos são online, para você assisti-los enquanto relaxa em casa ou até com uma taça de vinho nas mãos.

Você conhece o perfil do André Dorigo nas redes, @andredorigo? Se não conhece, corre lá no Instagram, porque tem muito conteúdo sobre história da arte no mundo e no Brasil, disponível em lives gratuitas.  Dorigo também tem um curso online e organiza visitas guiadas a Inhotim. Paulo Debom também fala sobre história da arte, mas com uma ênfase em moda e cinema em seu perfil com posts no Instagram @paulodebom. Mais uma vez conteúdo de primeira, disponível gratuitamente, porque conhecimento é bom, quando a gente compartilha.

Para quem quer saber mais sobre a arte contemporânea do século XXI, Marcelo Rocha do @Artmotiv dá aulas online semanais, onde apresenta artistas com produção relevante, sempre em torno de algum tema curado por ele. Se a sua praia é fotografia, não pode perder o curso Histórias da Fotografia no Brasil pelo Éder Chiodetto (@ederchiodetto).  Ele é um dos principais nomes da fotografia contemporânea no Brasil, curador de exposições relevantes e dono do Ateliê Fotô que coleciona prêmios internacionais com foto-livros.  Além disso, Éder faz parte do Clube de colecionadores de fotografia do MAM SP e é apresentador do programa Arte na Fotografia, no canal a cabo Art1.   Não faltam atributos para ele, que explica com clareza sobre os assuntos mais complexos da fotografia contemporânea.  Até aquele trabalho mais hermético se torna palatável.

As aulas são semanais, ricas em conteúdo que fazem refletir sobre elas a semana inteira. Hélio Dias Ferreira, curador da exposição em cartaz no CCBB sobre Ivan Serpa, é outro que vale ficar de olho no seu Instagram @heliodiasferreira.  Seus cursos de história da arte na Casa do Saber no Shopping Leblon são um oásis para quem gosta de pensar sobre arte.  Lembro de uma aula do Hélio em que fez uma associação entre A última Ceia de Leonardo Da Vinci e astrologia.  Hélio é também um estudioso do assunto.

Com todas essas dicas acima, aposto que você vai sair do nível leigo para o nível “quero saber mais”, pois é conhecimento é assim, vicia. Ainda bem.