“De onde vemos” é a nova exposição da artista Denise Berbert, que ocupa a varanda do Mac Niterói entre os dias 2 de julho e 28 de agosto. Com curadoria de Angelina Accetta, a exposição reúne pinturas e instalações inéditas da artista, além de apresentar intervenções coletivas no espaço com a proposta de refletir sobre o compartilhamento de diferentes modos de ver o mundo.

A exposição tem início na rampa de acesso do museu, com uma instalação de mandalas que percorre do guarda-corpo até os vidros internos. Na varanda, a vista da Baía de Guanabara poderá ser observada da mesma forma que a artista as insere em suas pinturas: com sobreposição de cores e formas características de suas obras.

Quase cem quadros se intercalam com instalações artísticas inéditas, com propostas interativas e colaborações. O artista convidado Rafael Turatti, desenvolve, por meio de materiais como arame e led, reproduções das figuras humanas presentes na obra “Faces”. Na última galeria da exposição é proposta uma modificação de papéis: se anteriormente o público enxergava como Denise, agora a artista passa a ver o mundo pelos olhos de outra pessoa: seu filho, Bernardo. Assim, a obra “2 Berberts” reúne mãe e filho na criação de pinturas desenvolvidas a partir da justaposição de suas visões.