A revista ZUM e a Biblioteca de Fotografia do Instituto Moreira Salles promovem a Convocatória de Fotolivros do Festival ZUM 2021. A convocatória foi criada em 2017 para aprofundar os vínculos do Instituto Moreira Salles com a produção contemporânea de fotografia voltada ao meio editorial, com propósito de conhecer, exibir e divulgar os fotolivros, bem como estreitar as relações com fotógrafos, produtores, editoras, designers e o público.

Nesta edição serão aceitos livros publicados a partir de novembro de 2019. As inscrições não têm custo e estão abertas a participantes de qualquer nacionalidade. As publicações selecionadas nesta convocatória serão divulgadas durante o Festival ZUM, que será realizado em novembro de 2021.

Como participar

1 – Preencher o formulário;

2 – Enviar um exemplar do livro para o endereço:

Convocatória de Fotolivros / Festival ZUM 2021
Avenida Paulista, 2439, 6º andar
CEP 01311-936 − São Paulo/SP, Brasil

Ou entreguar pessoalmente no seguinte endereço:

IMS Paulista, Av. Paulista, 2424, São Paulo SP
Balcão de atendimento (5º andar), acesso via escadas rolantes localizadas no térreo
Das 12 às 18hs, de terça à domingo.

Outras informações

– Serão considerados para a exposição os livros que chegarem até o dia 29 de outubro de 2021. Livros recebidos após esta data serão desconsiderados.

– Se você já enviou seu livro para a Biblioteca de Fotografia do IMS Paulista ou para a redação da Revista ZUM e deseja participar da convocatória, entre em contato pelo email [email protected].

– Serão aceitos livros publicados em qualquer país, por meio de editoras de qualquer porte ou de forma independente.

– Não há taxa de inscrição/participação.

– Todos os livros enviados para esta convocatória, incluindo aqueles não selecionados para a exposição, serão incorporados pela Biblioteca de Fotografia do Instituto Moreira Salles Paulista (caso estejam de acordo com as políticas de acervo). Uma vez no acervo, o livro ficará disponível para consulta pelos milhares de visitantes que a biblioteca recebe anualmente, presenciais e virtuais, após ter sido catalogado com todo cuidado especializado – incluindo palavras-chave que o permitem ser relacionado a outros títulos. Se não desejar integrar o acervo, entre em contato pelo email [email protected] para marcar a retirada da obra em até 30 dias da publicação dos selecionados.

– A organização não se responsabiliza por livros extraviados ou perdidos durante o trânsito.

– Demais casos não previstos nesta convocatória serão avaliados pela equipe do Festival ZUM.

– Os autores dos livros selecionados autorizam a reprodução total ou parcial da obra em meios impressos ou digitais nos canais de comunicação do Instituto Moreira Salles, para fins de comunicação e divulgação do evento.

– Ao enviar o livro, os autores declaram ser os legítimos titulares dos direitos relativos ao livro e às obras nele reproduzidas, respondendo por qualquer violação a direitos de terceiros, sejam eles intelectuais e/ou de imagem, e pelos conseqüentes danos materiais e/ou morais causados, isentando o IMS de qualquer eventual prejuízo ou responsabilidade que venha a sofrer.

– O resultado será divulgado em novembro no site da Revista ZUM e nos demais canais de comunicação e redes sociais do Instituto Moreira Salles.