Algumas frases de “A nova era digital”, livro de Eric Schmidt, presidente do Google, e Jared Cohen, diretor do Google Ideas.

– A Internet é uma das poucas coisas criadas pelos homens que eles não entendem completamente.
– É o maior experimento da história envolvendo anarquia. É o maior espaço sem governo do mundo.
– Nunca antes tantas pessoas, de tantos lugares diferentes, tiveram tanto poder ao alcance das mãos.
– A interne tornará possível a quase todos possuir, desenvolver e disseminar conteúdo em tempo real sem depender de intermediários.
– O impacto mais significativo da difusão das tecnologias da comunicação será na maneira como elas ajudam a deslocar a concentração de poder para longe dos Estados e instituições, transferindo-a para os indivíduos.
– Para alguns, a representatividade digital será a primeira experiência de poder em suas vidas, permitindo que eles sejam ouvidos, notados e levados a sério.
– Governos sempre encontrarão meios de usar os novos níveis de acesso à internet a seu favor mas, da maneira como a tecnologia está estruturada, ela tende a favorecer o cidadão.
– O futuro será moldado pelo modo como estados, cidadãos, empresas e instituições vão lidar com as novas responsabilidades.
– Sua força decorre da capacidade de crescimento e a velocidade com que isso acontece.
– Nunca antes tantas pessoas estiveram conectadas por uma rede que permite respostas tão imediatas.
– As possibilidades de ação coletiva (…) podem de fato mudar o jogo.
– Por causa da escala desses efeitos, tudo vai acontecer de forma muito mais rápida, com implicações em cada setor da sociedade, incluindo política, economia, meios de comunicação, negócios e normas sociais.
– Esqueça toda aquela conversa das máquinas assumindo o comando. O que acontecerá no futuro é responsabilidade nossa.