Os artistas visuais Pat Freire e Guto Nóbrega apresentam a obra “Membro Fantasma” no Friburgo Lumi Festival, que se estende até o próximo dia 20. A escultura em arame de alumínio e fio eletroluminescente foi produzida em parceria com a aramista Rafael Turatti e pode ser visitada na Praça Getúlio Vargas.

“A obra ‘Membro Fantasma’ faz alusão à síndrome em que uma pessoa que teve um de seus membros amputado mantém a sensação neurofisiológica de sua presença, ou seja, percebe e sente o mesmo como se este ainda existisse naturalmente conectado ao corpo. ‘Membro Fantasma’ (…) especula sobre a possibilidade de árvores aparentemente mortas, cujo corpo tenha sido brutalmente amputado na sua base em nome do progresso, ainda existirem na forma de um campo de luz que se mantém presente”, define o duo de artistas Guto Nóbrega e Pat Freire.

O Friburgo Lumi Festival é um dos primeiros Festivais de Luzes do Brasil. Foi inspirado no Geneva Lux, que acontece anualmente na cidade de Genebra, na Suiça.  A exposição reúne criações de quatro artistas de áreas diferentes das artes visuais.

Rafael Turatti, Pat Freire e Guto Nóbrega.