O coletivo Imaginário Periférico lança sua exposição virtual “Periférico convida Periférico” em celebração aos 20 anos da criação do grupo. A curadoria é de Renata Gesomino e a assistência curatorial, de Mario Grisolli e Rudolf Kurz.

“O Imaginário Periférico é um coletivo de arte contemporânea formado originalmente por seis artistas que têm uma ligação afetiva com áreas da periferia do Rio de Janeiro, mais especificamente com a Baixada Fluminense. Em 2002, Deneir de Souza, Jorge Duarte, Júlio Sekiguchi, Raimundo Rodriguez, Roberto Tavares e Ronald Duarte participaram da exposição homônima (Imaginário Periférico) no Sesc de Nova Iguaçu, dando origem ao grupo.

Osvaldo Carvalho

De lá pra cá muitas exposições, ações performáticas e intervenções urbanas foram organizadas e o grupo inicial passou a convidar outros artistas. O coletivo passou a lançar chamadas públicas que eram respondidas por e-mail, adotando um formato inédito baseado no que se convencionou chamar de “curadoria do afeto”. Deste modo, nenhum trabalho enviado durante as convocatórias era recusado, e artistas de diferentes linguagens, poéticas e gerações tiveram a oportunidade de expor lado a lado nas ações, mostras e exposições que eram realizadas inicialmente em áreas periféricas.

O Imaginário Periférico foi responsável por abrir um espaço de visibilidade para que artistas periféricos pudessem exibir e falar de seus trabalhos para o público em geral e para o público especializado. O grupo também expandiu estrategicamente a rede de contatos entre os agentes do campo cultural e do campo artístico, que costuma ser restrita. Com essa tática solidária, o coletivo chegou a agregar mais de 500 artistas em uma mesma ação expositiva, tornando-se, talvez, o único coletivo de arte contemporânea da cena artística carioca a colocar verdadeiramente em prática as conotações políticas e ideológicas intrínsecas à palavra “coletivo”. Com inclinações anárquicas e contra hegemônicas, o grupo se mantém ativo e atento ao panorama sociocultural e político atual.

Raimundo Rodriguez, “Brasil Carvão” (2021)

É no atual cenário ainda pandêmico de instabilidade, angústias e incertezas que o Imaginário Periférico realiza virtualmente a exposição “Periférico convida Periférico”, celebrando seus quase 20 anos de existência e de resistência frente ao circuito de arte estabelecido.
Na presente proposta expositiva, cada integrante original do coletivo convidou cinco artistas com total liberdade para a escolha dos trabalhos enviados.

A exposição coincide com a inauguração do Programa de Extensão Acritica — uma plataforma de texto e imagem que, como o Imaginário Periférico, pretende ampliar as redes de contatos e de afetos, contribuindo com a abertura de novos espaços de circulação de ideias voltados para aqueles que pensam, produzem, discutem, recriam, e consomem, em diversos níveis, a arte e a cultura visual contemporânea.

Luisa Pereira, “Produto Tóxico”

Assim, a exposição virtual terá um repertório de imagens e de trabalhos audiovisuais de um total de 36 artistas: Ana Ana, Arvellos Ilcio, Chang Chi Chai, Claudio Cambra, Cris Cabus, Deneir de Souza, Edmilson Nunes, Eduardo Mariz, Elis Pinto, Elmo Martins, Felipe Carnaúba, Isis Quaresma, Jorge Duarte, Jorge Fonseca, Juliana Brito, Juliano Guilherme, Júlio Sekiguchi, L C Carvalho, Leonardo Gouvêa, Lígia Teixeira, Lourdes Barreto, Luiza Dideco, Luisa Pereira, Marcelo Lago, Marcos Cardoso, Mirela Luz, Nice França, Nivaldo Carneiro, Osvaldo Carvalho, Patrícia Chaves, Paulo Jorge Gonçalves, Raimundo Rodriguez, Roberto Tavares, Ronald Duarte, Sávio Lodé e Thiago Ortiz.

Formada por um repertório peculiar de imagens que justapõe linguagens e poéticas diversas, sem a adequação de uma temática em uníssono, a exposição pretende incitar algumas reflexões plurais sobre o nosso “espírito de época”, sobre este momento presente em que testemunhamos uma série de mudanças dramáticas e irreversíveis no nosso cotidiano, na natureza que nos acolhe e nas relações humanas.”

Renata Gesomino, professora adjunta do IART-UERJ, crítica de arte e curadora independente

Thiago Ortiz

 

Jorge Fonseca, “Prelúdio para um recomeço”