A ZUM, revista de fotografia do Instituto Moreira Salles, lançou a 9ª edição de sua bolsa de fotografia. As inscrições vão até 22 de agosto. O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da ZUM.

Serão selecionados dois projetos inéditos de artistas e fotógrafos, para que desenvolvam e aprofundem seu trabalho no campo da fotografia, em suas mais diversas vertentes, sem restrição de tema, perfil ou suporte. Como ocorreu na edição anterior, em virtude da pandemia de Covid-19, todo o processo de inscrição e seleção será digital.

Imagem do processo de trabalho do projeto THEMÔNIAS, de Rafael BQueer.

Cada bolsa tem o valor de R$ 65 mil, e os selecionados terão um prazo de oito meses para a entrega dos resultados finais dos projetos, que serão incorporados à Coleção de Fotografia Contemporânea do IMS.

Os candidatos serão avaliados por uma Comissão de Seleção constituída por profissionais do IMS e um convidado com trabalho reconhecido na área fotográfica. Serão considerados critérios de qualidade artística, qualificação do candidato e viabilidade prática do projeto. Além disso, os projetos devem seguir as orientações de saúde determinadas por cada município. Os vencedores serão divulgados em setembro no site da ZUM.