Toshiko Horiuchi MacAdam é conhecida por suas enormes e coloridas esculturas/playgrounds. O exemplo mais famoso de seu trabalho é a extensa estrutura-rede dentro do pavilhão “Woods of Net”, no Hakone Open Air Museum, no Japão. Horiuchi tricotou toda a estrutura à mão, no período de um ano.

A artista têxtil japonesa que mora na cidade de Bridgetown, no Canadá, é particularmente conhecida por seu trabalho com estruturas têxteis de grande escala, em especial esses “playgrounds têxteis” para crianças, estruturas de rede em cores vivas de malha e com nós.

A artista Toshiko Horiuchi MacAdam.

Toshiko conta que se inspirou na arquitetura de Antonio Gaudi e nas mesquitas iranianas. Ela cria obras escultóricas, que também recorrem a elementos da arquitetura, sempre favorecendo o toque, a interação entre o corpo humano e o espaço, assim como entre o corpo humano e a matéria. O tecido é tratado como uma camada extra de pele que protege e esconde. Suas esculturas são mais “lugares” do que “objetos”, e dão a chance de se esconder ou se sentir seguro.

Depois de ver crianças subirem em uma escultura têxtil tridimensional que ela estava exibindo, Toshiko MacAdam teve a ideia de criar espaços têxteis de brincar para crianças. Ela observa a falta de parques e playgrounds em Tóquio, onde morava na época, e o efeito negativo que isso tem nas crianças. Em 1971, ela criou, com seus próprios recursos, seu primeiro trabalho para crianças, e depois doou para um jardim de infância em Tóquio, projetado pela arquiteta japonesa Hatsue Yamada. Ela desenvolve uma segunda peça para uma exposição no Museu Nacional de Arte Moderna de Kyoto.