As comunidades indígenas estão entre as grandes vítimas da pandemia da Covid-19. A grave situação que se instalou com a crise sanitária exige ainda mais esforços destes povos para assegurar suas condições de segurança, subsistência e dignidade. E neste desafio, a arte se firma como importante aliada.

A Aldeia Afukurí, no Xingu, criou uma rifa para ajudar a comunidade nestes tempos difíceis de pandemia. O principal fim para os valores arrecadados é contribuir para a reparação do veículo da comunidade, único meio de transporte da aldeia até a cidade mais próxima em casos de emergência. Além disso, desde o ano passado, com o isolamento social, a venda de artesanatos e o etnoturismo foram paralisados, impactando drasticamente na renda de subsistência das famílias.

Mais que ajudar a comunidade indígena da Aldeia Afukuri, os participantes da rifa concorrem a três lindos kits de artesanato indígena diretamente do Xingu:

Kit 1.
1 banco de madeira
1 cesto “Kusu”
1 pulseira com grafismos

Kit 2.
1 cesto “Augitsa”
1 cesto “Kusu”
1 colar do “Kuarup”

Kit 3.
2 cestos “Kusu”
1 pulseira com grafismos

Cada rifa custa apenas R$ 10. Serão distribuídas mil rifas e os números serão sorteados pela Loteria Federal. Os interessados podem fazer um pix: 359.863.818-31
ou depósito em conta
Banco do Brasil
Ag. 1319-6
Cc. 24.514-3
Associação Indígena Ahukugi

Os comprovantes devem ser enviados por whatsapp (55 15 99735-1909). Outras informações podem ser solicitadas por e-mail.