Hoje vou lhe levar ao centro do USA, mais precisamente Nashville, a cidade da Música. Fundada em 1779 com o nome de Fort Nashborough, e desempenhou papel importante na história da segregação racial dos EUA. Mas foi em 1925 por conta de um programa da estação de rádio WSM e o lançamento da transmissão que seria chamada de “Grand Ole Opry” que garantiu a reputação de Nashville como um centro musical e consequentemente seu apelido de Cidade da Música. Para ter um melhor parâmetro do que vou lhe contar Nashville em 2019 recebeu 16 milhões de visitantes. Então, já estou até vendo…. deu aquela vontade de viajar….comece a programar sua ida a Nashville assim que der!Nashville é uma cidade encantadora, vibrante e repleta de atrações e opções culturais que vão muito além da Música. Hoje em dia é a maior cidade do estado do Tennessee, com aproximadamente 680.000 habitantes e também a cidade preferida e escolhida como residencia de artistas e designers, o que está contribuindo imensamente para o perfil da cidade ficar cada vez mais diversificado e interessante.

Bem,  já que estamos na capital da música country minha visita começou no  gigantesco Hall da Fama e Museu da Música Country, também chamado de “Smithsonian of country music”.  A principal exposição no museu é Sing Me Back Home: Uma Viagem Através da Música Country, que como diz o título leva os visitantes através da história da música country com fotografias e artefatos. Alguns carros do cantor Elvis Presley como o Cadillac, uma Limousine, e outros conversíveis estão expostos por lá, é bastante interessante. Existem tambem inúmeras exposições de público limitado e/ou itinerantes que são apresentadas ao longo do ano, juntamente com programas e eventos para adultos e crianças, os quais acontecem no Taylor Swift Education Center, no CMA Theatre e no Ford Theatre. Um passeio imperdível, mesmo para quem não é fã de música country.

Saindo desse museu existe um tour para o memorável Estudio B da gravadora RCA, considerado o berço da “Música de Nashville”, e foi onde Elvis Presley gravou mais de 200 músicas. Neste tour fui acompanhada por um guia, passei pelos diversos ambientes do estúdio, culminando em uma sala onde foi possível ouvir gravações originais de Elvis Presley, o qual sempre foi associado a Memphis, mas sua história está bastante ligada a Nashville. Ouvir uma de suas gravações originais dentro do estúdio onde ele as fez foi ”top”. Nashville, afinal, não é só música country.

Roy Orbison, Dolly Parton, Chet Atkins, Willie Nelson e muitos outros gravaram sucessos da música pop e country clássico neste estúdio.

Na área em frente ao museu fica a calçada da fama, com mais de 70 estrelas à seus pés homenageando vários cantores que contribuiram para o cenário musical ao longo dos anos e de todos os generos musicais. Entre eles Peter Frampton, Jimi Hendrix, Elvis Presley, Faith Hill,  Kings of Leon e não podia faltar a rainha do country music Dolly Parton.

À noite, fui ao Ryman, a “matriz da música country” (ingresso comprado com muita antecedência) que é uma das salas de concerto mais famosas da América, onde cantores que normalmente tocam em arenas e até estádios se apresentam em um local relativamente pequeno de apenas 2.362 lugares. A longa lista de artistas famosos de Ryman inclui Bruce Springsteen, Garth Brooks, Paul Simon, The Foo Fighters, Aretha Franklin, James Brown, Neil Diamond e Diana Ross. Experiencia fabulosa e imperdível.

Outra atração cultural de encher os olhos é o Frist Center for the Visual Arts, museu de artes localizado no antigo prédio dos correios e que abriga ótimas exposições itinerantes. Outra atração suspreeendente bem ao lado desse museu é o Union Station Hotel, antiga estação de trem estilo gótico de 1900, transformada em hotel de luxo e parte da exclusivissíma lista de Hóteis Históricos da América. O hotel oferece tours diários para quem deseja saber um pouquinho mais sobre a história interessantísssima desse hotel, incluindo a lenda do quarto 711 ser assombrado.

Outro ponto alto da cidade é a rua Broadway, local dos bares e do entretenimento, onde dezenas de bandas de todos os estilos musicais se se apresentam. Música ao vivo para ser vista e ouvida todos os dias e noites da semana em Nashville! Que presente, nao é mesmo? E não para aí…. os mundialmente famosos “honky tonks” com seus neons vibrantes ficam localizados na Broadway, e oferecem música ao vivo  de todos os generos, as bandas a cada 2 horas se revezam e tudo isso é gratuíto, isso mesmo, não existe cobrança nenhuma de entrada ou couvert artístico, durante os 365 dias por ano. Literalmente voce pode ir de bar e bar para ouvir ótima musica e se divertir muito…a noite promete!

E por falar em diversão, isso é que não irá faltar, também com mais de 180 locais de música espalhados pela cidade, desde grandes arenas e salas de concerto até pequenos clubes e apresentando quase todos os gêneros musicais, é fácil entender o motivo de Nashville ser a capital da música.

Mas para terminar nenhuma viagem fica completa sem a parte gastronômica, correto? Sugiro provar o típico BBQ suíno (BBQ é abreviatura de Barbecue = churrasco) do Tennessee. E saindo do centro de Nashville, recomendo explorar diferentes tipos de restaurantes e bares no bairro de Germantown.

E o famoso Bourbon?  Então, estamos na terra do legendário Tennessee Whiskey Jack Daniels, a destilaria é aberta ao público e fica localizada a 90 minutos de carro de Nashville, e oferecem tours. Tim Tim!!  Vá SEM MEDO e explore cidades maravilhosas comigo!!!

@vcinny_fatimasemedo

[email protected]