“Catarsis”, exposição da artista norueguesa Cathrine Crawfurd, terá inauguração nesta quinta-feira, dia 21, no Centro Cultural Correios Rio, onde ocupa duas salas no 2º andar, sob curadoria de Susi Sielski Cantarino. Compondo a primeira sala, 27 pinturas abstratas de grandes formatos, alguns dípticos, usando a técnica de acrílica sobre tela, a maioria concebida durante a pandemia. Já na segunda sala estão expostas mais de 60 fotografias.

“A prática de transformar um trauma ou uma situação difícil em algo belo, que dê esperança e alívio, é algo bastante recorrente em meus trabalhos”, afirma a artista. “Durante o infeliz desafio que enfrentamos este ano, essas habilidades vieram à tona como uma grande necessidade. A solidão e o isolamento não eram mais uma escolha para criar, e sim uma obrigação”, completa Crawfurd.

“Eu me apaixonei imediatamente pelo trabalho da Cathrine. É intuitivo, lírico e poético. Inspira paz. As obras possuem também uma força invisível, translúcida, que mediante diferentes tons de tintas diluídas, por vezes parecem nos conduzir para dentro de uma nuvem espessa, já noutras explodem magicamente, formando uma chuva de meteoros de cores complementares e análogas que conversam delicadamente entre si. Dá vontade de navegar e mergulhar no interior de cada pintura”, avalia a curadora, Susi Cantarino.

“Acabamos nos conhecendo por uma amiga norueguesa em comum e tivemos uma afinidade incrível. Assim surgiu a amizade e o convite para a curadoria”, completa.

Cathrine Crawfurd cursou a Escola de Arte em Oslo, Noruega, de 1989 a 1991, onde se formou. Depois disso, não parou mais, tendo concluído curso na Academia Nacional de Belas Artes, na Universidade de Bergen, também na Noruega, em 1997, além da Faculdade de Belas Artes, na Universidade de Barcelona, Espanha. Em 1996, participou de uma residência artística de três meses na Villa Moderne, em Paris.

Entre as individuais já realizadas pelo mundo, estão: em 1998 e em 2000, na Galleri Elenor, Oslo (Noruega); em 2007, no Town Hall of Silly, Silly (Bélgica); em 2009, na Galerie Stephanie, Bruxelas (Bélgica), em 2013 no Open Studio, Paris (França), em 2014, na Her Majesty Queen Sonja´s Church and Cultural Center, Paris (França); em 2014, na La Galerie du Cercle Suédois, Paris (França); em 2015, na Galleri Perrongen, Valdres Fine Art Society, Valdres (Noruega), e no Brasil, em 2019, na Maquês 456, no Rio de Janeiro.

Serviço:

Abertura: dia de 21 de janeiro, às 18h
Período: de 22 de janeiro a 21 de março de 2021
Centro Cultural Correios Rio (Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro)
Visitação: de terça a sábado, das 12h às 19h
Entrada gratuita