Era um sonho, e de tantas outras pessoas, visitar Nova Iorque. Porém depois de ter vindo aqui pela primeira vez na década de 90, eu me encantei. Rapidamente já fui me programando para voltar à cidade durante as festas de final de ano, afinal esse é o tipo de sonho que permeia o inconsciente coletivo. E realmente Nova York não decepciona nunca, é uma dessas cidades inesquecíveis, contudo no mês de dezembro ganha um charme extra, o que faz com que ela lidere a lista das cidade mais visitadas e desejadas pelos turistas para aproveitar as festividades de final de ano. A cidade que nos é tão familiar de filmes, seriados e clips musicais, se prepara de forma única, as decorações de Natal estão espalhadas por todos os cantos. As músicas natalinas tomam conta do sistema de som de praticamente todos os lugares e irão te transportar para os cenários de filmes.

E tudo isso começa logo após o feriado do Thanksgiving – Dia de Ação de Graças- aqui no Estados Unidos. Como num passe de mágica a cidade já tem um atmosfera de natal, e se já era encantadora naturalmente, fica ainda mais irresistível com as decorações de natal nas ruas, lojas, parques, vitrines, o Natal começou oficialmente em Nova York!

É bom lembrar que essa epoca é altíssima temporada, afinal quem não deseja viver essa experiencia e se sentir num cenário mágico de filme?! Talvez seja por isso, que eu recebo com frequência alguns questionamentos: Como é NY em Dezembro? É muito frio? O que ver? O que fazer? O que é imperdível? Como me vestir para suportar o frio? O que fazer na noite do dia 24?

Então, vamos tirar as dúvidas.

O clima no começo do mês, ainda outono, tem temperaturas oscilando entre 8°C e 14° C, mas sempre leve em consideração a sensação térmica por conta do vento gelado caracteristico de NY.

Já na segunda metade do mês, o inverno já começa a se fazer presente e roupas adequadas são indispensáveis, vou entrar em detalhes sobre vestuário a seguir. As chances de neve são poucas, todavia não quer dizer que não seja possível. Historicamente a média de dias com neve em dezembro são de somente 2 dias. Não desanime, quando a questão é climática, tudo é possivel!! Com sorte, pode ser um “Natal branco”.

Vestir-se apropriadamente faz toda a diferença para que voce aproveite o dia. E a dica é se vestir em camadas, pois isso te oferece flexibilidade, ou seja, você pode tirar e colocar conforme preferir ou sentir necessidade no decorrer do dia. A primeira camada é sempre uma blusa de algodão (segunda pele), a segunda camada um fleece e a terceira e última camada um bom casaco (com capuz ou sem) corta vento de comprimento até o joelho. Uma boa calça (lembrando que jeans não esquenta no inverno) e um bom calçado fechado, impermeável e antiderrapante, confortavel e de preferência forrado ahhh e uma ótima meia. Luva, cachecol e gorro são considerados a cereja do bolo!!! Então, abuse nas cores desses acessórios.

O que ver? O que fazer? O que é imperdível? Tudo depende de quanto tempo voce dispõem e do seu orçamento, porque além das visitas aos  pontos turísticos básicos da cidade, acrescente na lista as melhores atrações do natal as quais são gratuítas. E não existe Natal sem árvore, correto? E aqui em Nova York você poderá encontrar várias delas. As mais visitadas são: a clássica árvore e os anjos do Rockefeller Center, Bryant Park (que este ano de 2020 foi suspensa) e a árvore da Bolsa de Valores em Wall Street entre outras. As decorações das lojas, restaurantes e ruas de Nova York, as luxuosas vitrines, a Sexta Avenida, o Oculus, o Hudson Yards que trouxe uma decoração de luzes de tirar o fôlego. A tradição das feirinhas de natal – holiday market – devem estar lista também! O melhor de tudo isso é que viver esses momentos, ver,e tirar fotos não custa nada. Afinal, o que importa é estar  aqui…. E levar com voce essas lembranças.

Existem algumas atividades pagas, como por exemplo patinar no gelo. Voce poderá escolher entre: Rockefeller Center, Bryant park ou Central park. O espetáculo de natal das Rockettes no Radio City Music Hall também é uma tradição, mas que este … também foi suspenso.

E o jantar da véspera Natal? Isso exige planejamento! Se você quer um jantar especial, naquele restaurante especial, faça reserva com antecedência. Apesar do natal ser comemorado aqui no dia 25, a noite do dia 24, por conta dos turistas, se torna bastante concorrida.

E por último, se deixe levar e contagiar pelo astral e energia da cidade, se renda à  NY!  Depois de algumas horas na cidade acredito que voce irá entender porque veio e já vai começar o planejamento para retornar. E saiba que cada retorno seu à NY, ela já será outra, pois vive em constante reinvenção para te oferecer novas e inesquecíveis experiências. Vem descobrir qual é a sua NY!!

www.vcinny.com

@vcinny_fatimasemedo