A Galeria Gravura Brasileira, em São Paulo, dispõe de uma nova série de pinturas em acrílica sobre papel francês do artista plástico Vitor Azambuja.

Flower Power

Desenhar é um ato criativo. Da simplicidade de meios, um lápis e uma folha de papel, pode-se criar mundos. O desenho surge como forma de entender e captar o mundo ao nosso redor, mas também surge como recurso da imaginação, uma forma de recriar e reinventar.
Enquanto em sua pintura, Vitor Azambuja explora as cores em pinceladas voluptuosas e sedutoras em que os buquês de flores explodem como fogos de artifício em meio a tons fortes e fundos etéreos, no desenho vemos o artista buscar uma exatidão, uma procura pela reprodução mais fiel da realidade (mesmo que o desenho não seja feito a partir da observação de flores reais).
Mas talvez para fugir deste virtuosismo, Vitor insere elementos gráficos quase abstratos, papéis colados que fazem as vezes de caules, folhas ou vasos. Estes elementos trazem cor ao desenho e criam planos e profundidades em contraste com o branco do papel.
Um estranhamento permanece pelo contraste entre o desenho que é linha e detalhes e os vasos ou folhas em papel colado, elementos de pura cor que são sobrepostos ao trabalho trazendo uma proximidade com a arte tradicional japonesa, com os “papiers découpées” de Matisse ou ainda com os desenhos de plantas de Ellsworth Kelly.
Os vasos são frontalmente apoiados no limite do papel, em primeiro plano, como monumentos solitários em dourado, terracota ou azul. O contraste entre o traço do lápis e o colorido dos recortes de papel resume o processo do artista que oscila sempre entre a criação e a realidade.
Ao final, nesta natureza recriada pela visão do artista permanece a força, o prazer e o deleite, Flower Power.

Eduardo Besen
março 2018

Galeria Gravura Brasileira:
Rua Ásia 219, Cerqueira César, São Paulo
email: [email protected]
fone.11.3624.0301
whatsapp: 11.982589842
www.gravurabrasileira.com
entregas para todo o Brasil e exterior
De segunda à sexta-feira, das 14h às 18h ou com hora marcada

A Galeria Gravura Brasileira foi fundada em 1998 e possui um acervo de mais de 3 mil obras. Todas as obras possuem certificado de autenticidade com procedência garantida.