“Re-Conhecimento” é a mais nova iniciativa do Manjar, com curadoria de Denilson Baniwa e Catarina Duncan. O evento acontece neste sábado, dia 16, a partir das 20h, no Solar dos Abacaxis. Um encontro experimental de arte e liberdade, que apresenta formas colaborativas para sonhos coletivos.

“Temos acompanhado nos últimos meses uma sequência de desastres ambientais irreversíveis e a contínua desvalorização da vida no coração de nossas maiores potências naturais. Urge percebermos o valor das diferenças e ressaltarmos a alteridade para promovermos uma convivência integrada e multi-espécie. Nesse Manjar, que pensa, versa, canta, incorpora e experimenta outras formas de entender disputas e habitações, nós nos valemos da ativação de uma rica ecologia, de saberes ancestrais, integrados à experiência cotidiana, sobretudo a partir da valorização e da reunião de narrativas indígenas.”

“Re-Conhecimento” tem a colaboração de artistas de luta, que desafiam as estruturas de normatização e opressão do sistema vigente com seus corpos e seus trabalhos. A mostra se propõe a elaborar uma nova consideração territorial. Esse “Manjar” parte da consciência de que é fundamental assumirmos a natureza como imensa multidão de formas de que fazemos parte. A ideia é realizá-lo a partir da colaboração de pessoas que se importam com o tema, com essa luta.

Integram a iniciativa Ato Cívico, Bene Fonteles, Brô MCs Rap Indígena + Igor Vidor + Yuri Firmeza, Claudia Andujar, Edgar Calel, Edgar Corrêa Kanaykõ, Encontro Mi Mawai e Kayatibu, Jaider Esbell, João In, Katú Mirim, Louise Botkay, MAHKU – Movimento dos Artistas Huni Kuin, Mayra Karvalho, Osvaldo Carvalho, Revista Piseagrama, Sallisa Rosa, além da Galeria Reocupa, com “O Que Não é Floresta é Prisão Política” (artistas: Ana Teixeira, Cafira Zoé, Camila Mota, Coletivo 13 com Luiz Inácio Lula da Silva, Debora Bolsoni, Georgia Kyriakakis, Gilvan Barreto, Jarbas Lopes, Joana A Siqueira e Mariana Lacerda, Jp Accacio, Kauê Garcia, Lourival Cuquinha, Lucas Bambozzi, Luciana Magno, Nele Azevedo, Preta Ferreira e Jornalistas Livres, Regina de Paula, Roosivelt Pinheiro).

Programação:

20h – Cantos Kaê Guajajara e Renata Tupinambá

21h – Yasmin Zyngier

00h – psilosamples

01h – Teatro Oficina Uzyna Uzona

03h – DJ VS Vitor Souza

Créditos:

Curadoria: Denilson Baniwa e Maria Catarina Duncan

Curadoria musical: Bruno Balthazar

Curadora assistente: Ana Clara Simões Lopes

Direção Geral: Adriano Carneiro de Mendonça

Direção Artística: Bernardo Mosqueira

Identidade Visual: Pedro Brucznitski

Arquiteto Assistente: Vitor Souza

Gerente Financeiro: Marcos Stefan

Comunicação: Domi Valansi

Montagem: Los Montadores

Colaboradores:

Estação Casa Amarela

Galeria Vermelho

Galeria reocupa + Cozinha ocupação 9 de julho / MSTC

Galeria Jaider Esbell

Galeria Karla Osorio

Los Montadores

SUI

Apoiadores:

Cerveja BECK´S

Alix Duvernoy

Cecilia Tanure

João Paulo Siqueira Lopes e Fernando Ticoulat

Das 20h às 21h, a entrada é livre, contribuição voluntária. Das 21h às 4h, a doação mínima é de R$20, sugerida de R$50. O Solar dos Abacaxis fica na Rua Cosme Velho 857.