O psicanalista Hélio Pelegrino- pai do arquiteto, artista, e grande amigo Helinho- além de inteligente e poeta, escrevia como um príncipe. Soprado pelas musas, ele disse que o diabo é burro, e por isso nunca ganhará. Genio, Hélio, que Deus o tenha! Lembro-me dessa afirmação dele a toda hora, agora que temos a burrice no poder. Lembro-me do que ele disse quase compulsivamente, como um mantra.

Hélio estava certo no tocante a burrice, pois sendo essa a principal característica do presidente brasileiro, comprovamos, no momento atual, que ela vai de mãos dadas com o fogo infernal, metafórica e fisicamente. Mas devemos acreditar que Hélio estava certo, também no que concerne a impossibilidade de vitória do rei da burrice. Esse fogo, chamando a atenção do mundo, haverá de levar os gregos e troianos que povoam este mundo a se darem as mãos e correr para apagá-lo. Vergonha que o Brazil precise disso, mas já dizia meu pai, que “Quem não aprende em casa vai aprender a duras penas com o mundo” quer dizer, vai aprender sentindo na pele as consequencias de sua cegueira. Os idiotas no poder ja devem estar sentindo na carapaça o desmascarar de sua burrice. A inteligencia é uma qualidade rara, na sua dimensão divina. Quem não a possue, tem que aprender à força, por auto interesse, pois os burros nunca aprenderam “em casa”, quer dizer, com a sua alma. Mas o grito do planeta, ferindo os ouvidos dos que tem um mínimo de consciencia, lhes dará uma lição que, comprendida ou não, vai mandá-los pro “diabo que os carregue.”

“A natureza sempre ganha” disse Camille Paglia, outro gênio. (Desculpem-me as feministas pela minha deferencia gramatical ao masculino, quando se trata de

palavras que podem simbolizar os dois sexos- acho que fica visualmente e sonoramente mais bonito, e simples. “Gênia” não existia, e me soa mais sexista do que “gênio”. Há que se ter humildade).

Antes que a natureza ganhe, `a custa de retaliar totalmente suas feridas (o que já começou a fazer, com o aquecimento global) a burrice ja terá virado cinzas.