Com coordenação de Vilmar Madruga, “Singulier Pluriel” é a próxima exposição a ocupar o espaço da Reserva Cultural, em Niterói, a partir desta quinta-feira, dia 24, às 19h, com apoio da galeria Eixo Arte. A mostra reúne artistas que têm em comum a nacionalidade ou o uso da língua francesa: Abigail Nunes, Catherine Reisser, Eric Collette, Hubert Viudes, Maria Dundakova, Michel Haulard, Pierre Crapez, Soda AW e Sophie Dresser.

Ao longo de sua recente trajetória, a Reserva Cultural tem buscado excelência e pluralidade na sua programação, por meio da exibição de mostras fotográficas, performances, vídeos, instalações e exposições de artes visuais. Assim, a galeria tem se firmado como um espaço em Niterói onde o publico é convidado a deslocar seu olhar para uma múltipla visão do mundo por meio da arte contemporânea.

“Separados pelo tempo e, alguns, pela geografia onde se inserem, os artistas desta mostra têm como identidade o uso, não de uma fala em comum, mas de uma mesma língua: o francês. A expressão francofonia, aliás, deu título ao filme sobre a ocupação do Museu do Louvre e o saque de suas obras pelo regime nazista durante a II Guerra. Para além da fala, uma espécie de desidentificação percorre alguns trabalhos afirmando a um só tempo a pluralidade e singularidade dessas produções. Esta mostra não possui, portanto, o desejo de unificá-los sob o mesmo conceito, nem de explicitar escolhas de determinado assunto e abrigá-los sob algum pretenso eixo curatorial. Antes, o comparecimento dessas obras projeta a impossibilidade de unificarmos a arte contemporânea dentro de limitações ou identidades fronteiriças.”

Vilmar Madruga

“Singulier Pluriel” poderá ser visitada até 17 de fevereiro. A Galeria Reserva Cultural fica na Av. Visconde do Rio Branco 880, em São Domingos.