O artista plástico, xilogravador e ilustrador Marcio Goldzweig promove workshop para a produção de “Qalames”, um tipo de caneta feita a partir de hastes secas de bambu, um dos instrumentos que o próprio artista utiliza para a produção de suas obras.

A ​Oficina de Caligrafia Artística pretende aproximar ou reaproximar o participante da escrita manual e de seus movimentos gestuais. O Qalam é um artefato ancestral e foi utilizado por muitas culturas para o desenvolvimento da escrita, tendo sido identificado na cultura Bizantina para escrita a partir do Século X.

Os alunos terão a oportunidade de confeccionar suas canetas para, logo em seguida, utilizá-las na criação de elementos da caligrafia. Os movimentos gestuais das diversas escritas, como Árabe, Bíblica, Chinesa, Gótica, Hebraica, Indiana e Japonesa, serão explorados a partir da observação dos respectivos alfabetos.

O artista já realizou diversos desses workshops pelo mundo: em Paris, Bretteville-sur-Laize (Normandia), Osaka (Japão) e Rio de Janeiro. Sua produção tem forte apelo ambiental. As canetas são confeccionadas com hastes de bambu que ele recolhe caídas no solo, nunca arrancando o bambu; também utiliza hashis e palitos de sanduíches de fast food, lavados e reaproveitados; além de chapas de radiografia que seriam descartadas, contaminando o solo, e são transformadas em retentores de tinta.

“Eu inovei (a produção das peças) utilizando pedaços de chapas de radiografia para criar um retentor de tinta, aumentando com isso o tempo de escrita, sem ter que molhar a caneta na tinta a cada traço”, explica Marcio Goldzweig.

A ​oficina de confecção de canetas de bambu é dirigida a um público com pouca ou nenhuma experiência em caligrafia. A carga horária de cada oficina é de 3 horas/aula e as turmas são de no máximo 04 participantes.

O atelier de Marcio Goldzweig fica na rua Dois de Dezembro 23/302, no Flamengo. Mais informações podem ser solicitadas por e-mail [email protected] ou por telefone 21 99237 2622. 

Fotos: divulgação