A Galeria Gravura Brasileira exibe, até 12 de fevereiro, a exposição “Gravuras da Índia”, com obras de Arpan Mukherjee, Uttam Kumar Basak, Ajit Seal, Ganeev Sangwan Aditi, Prashant Phirangi, Moirangthem Thomas Singh e Salil Sahani. A organização é de Flavia Fernandes. A coletiva reúne gravuras dos artistas professores do centro de Artes Gráficas da Universidade Kala Bhavana de Santiniketan, em diferentes técnicas, como litografia, gravura em metal, xilogravura, serigrafia, cianotipia, fotogravura e multimeios.

Os artistas apresentam em seus trabalhos desenhos extremamente elaborados, estampas com muitas impressões a cores e universos criativos da mais alta qualidade. Suas gravuras nos trazem inquietude, nos fazem pensar e abrem novos horizontes para seu mundo e sua cultura. Um fazer precioso de quem está profundamente envolvido com seu meio expressivo. São imagens que contam histórias, cheias de cor, passagens de tom, sobreposições, movimento, invenção no campo compositivo, delicadeza na fatura, mistério e memória.

Ganeev Sangwan Aditi, Sem título, cyanotipia

A Universidade Visva-Bharati: Formada pelo ganhador do Prêmio Nobel Rabindranath Thakur, conhecido como Tagore, em 1921, deu início a uma escola em repúdio consciente ao sistema introduzido na Índia pelos governantes britânicos, buscando preservar e perceber os valores intrínsecos da educação na antiga Índia. A simplicidade era o ponto cardinal desta instituição. As aulas eram e são realizadas ao ar livre, à sombra das árvores, em que homem e natureza entram em relacionamento harmonioso imediato. Professores e alunos compartilham a vida sociocultural. O currículo é composto por música, pintura, performances dramáticas e outras práticas performáticas. Além dos limites aceitos das atividades intelectuais e acadêmicas, criaram-se oportunidades para revigorar e sustentar as múltiplas faculdades da personalidade humana.

O departamento de artes Gráficas da Universidade Kala Bahvana é uma referência para toda a Índia pelo seu alto grau de qualidade e desenvolvimento de técnicas de gravura que vão das mais antigas, como litografia, gravura em metal, xilogravura e serigrafia, até técnicas de fotografia analógicas do séc. XIX, que são utilizadas para a realização de gravuras contemporâneas e multimeios. Os alunos e professores trabalham em tempo integral nessas práticas artísticas. A produção gráfica é intensa e coordenada pelos artistas professores.

A proposta expositiva de Kala Bhavana, centro de práticas de arte visual e pesquisa na Índia, deu forma ao modernismo da cultura iniciado por Rabindranath Tagore, pois contribuiu ricamente e direcionou a arte individual em um espaço contemporâneo. Ao propor um encontro com uma jovem nação, como o Brasil, exprime um esforço e boa-vontade para trocar técnicas usadas na atualidade, uma tentativa de encontrar e estudar novos motivos e resultados estéticos no campo cultural para ambos os países.

A Galeria Gravura Brasileira fica na rua Ásia 219, em São Paulo.