A mobilidade urbana e suas barreiras

No Museu da Casa Brasileira (MCB), em São Paulo, SP, fica até 08 de abril Passagens – espaço de transição para a cidade do século XXI, mostra internacional do Instituto Cidade em Movimento (IVM) / Institut pour La Ville En Mouvement Vedecom que trata das passagens – pequenos espaços da mobilidade como túneis, escadarias, passarelas e pontes, determinantes na qualidade dos deslocamentos a pé pelas metrópoles.  A exposição, que já esteve em Paris, Pequim, Barcelona e Buenos Aires, leva a reflexão sobre a mobilidade urbana e a ocupação e apropriação dos espaços urbanos. O visitante se depara infraestrutura que dificultam ou impedem a locomoção; as características dos locais de passagem como ligação, lugar e transição; e os resultados dos concursos de projetos de arquitetura promovidos pelo IVM ao redor do mundo nos últimos quatro anos.

Quem preferir pode “experimentar” a mobilidade em vários contextos urbanos em uma instalação em uma parede do MCB.

 

Museu da Casa Brasileira
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705
Tel.: 11-3032-3727

Novidades no streaming

A partir de quinta-feira, dia 22, há três lançamentos no streamingCora Coralina: todas as vidas, que estreou  nos cinemas em dezembro último, é a biografia da poeta brasileira dirigida por Renato Barbieri.

Thelma, uma jovem tímida deixa a casa dos pais protetores e religioso para estudarl em Oslo, Noruega. ansiedade, e um novo amor trarão à tona um lado libidinoso.

Caminha comigo fala sobre uma comunidade budista zen dedicada a dominar a arte de mindfulness com o internacionalmente reconhecido líder espiritual, poeta e ativista da paz, Thich Nhat Hanh.
Cora_Coralina__TodasAsVidas Thelma Caminha comigo__Walk with me

Belo Horizonte – Começa na próxima quarta-feira os concertos no Palácio das Artes

A Cantata Alexander Nevsky, de Sergei Procofiev, em concerto especial da série Sinfônica e Lírico em Concerto dá início à programação de concertos de 2018 da Fundação Clóvis Salgado, em Belo Horizonte, MG, na próxima quarta-feira, dia 28.  A interpretação é da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG), com regência do maestro da OSMG Silvio Viegas, com o Coral Lírico de Minas Gerais, preparado por Lara Tanaka, que conta com a participação da solista mineira Aline Lobão.

O concerto será no Grande Teatro do Palácio das Artes, às 20h30.

 

Palácio das Artes
Avenida Afonso Pena, 1.537
Tel.: 31-3236-7400

Em Niteroi 1 – Duas estreias de filmes

A Reserva Cultural, em São Domingos, Niteroi, tem agenda movimentada para este fim de semana.

Para começar, dois filmes novos. O filme Três Anúncios para um Crime, de Martin McDonagh, conta a história de uma mulher, inconformada com a ineficácia da polícia em encontrar o culpado pelo brutal assassinato de sua filha. Ela decide chamar atenção para o caso não solucionado alugando três outdoors em uma estrada raramente usada. A inesperada atitude repercute em toda a cidade e suas consequências afetam várias pessoas, especialmente a vítima fatal e o delegado encarregado pelas investigações.

A outra estreia é Pantera Negra dirigido por Ryan Coogler. A trama é sobre a morte do rei de Wakanda. Após sua morte, o príncipe retorna à cidade para a cerimônia de coroação. O príncipe, sua irmã, a chefe da guarda do reino e a paixão do atual Pantera Negra estão à procura de quem roubou de Wakanda um punhado de vibranium, alguns anos atrás.

 

Horários de exibição
Três Anúncios para um Crime – 14h40min, 17h, 19h20min e 21h30min.
 Pantera Negra - 13h45min, 16h25min, 19h e 21h35min
 
Reserva Cultural
Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos
Telefone: 21-3604-1545

Pantera Negra Três Anúncios para Um Crime

Niteroi 3 – Fotografia

Tarja Preta – Novo projeto no Reserva Cultural

Ao lado da bilheteria do cinema do Reserva Cultural, foi pintada uma faixa negra na qual são expostas fotografias. É a Tarja Preta. Neste fim de semana, o espaço é inaugurado com o trabalho do fotógrafo Renato Moreth com fotos de países que já fotografou.

Reserva Cultural
Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos
Telefone: 21-3604-1545